quinta-feira, 30 de abril de 2020

Pastéis/Bolinhos de Arroz


Mais uma receitinha que vi no canal da Bruna Paula, podem ver o vídeo dela aqui https://www.youtube.com/watch?v=wJ1soDKi7VM
Achei a ideia muito boa para quando se tem arroz cozido de sobra, é uma boa forma de o aproveitar (mas tem de ser arroz sem grandes temperos, tipo arroz branco ou frito mas sem muito tempero).
Cá em Portugal não é tão comum fazermos pastéis (ou bolinhos, como mais gostarem de chamar) de arroz - pelo menos aqui por casa não. Mas no Brasil acho que é muito comum, vejo sempre em diferentes vídeos fazerem bolinhos de arroz :) então lá decidi experimentar... opinião? Adorei!!! Adoramos todos aqui por casa :) são uma delícia e a grande dificuldade é mesmo comer só um ou dois.


Vamos lá à receita que fiz (rende uns 20 pastéis, dependendo do tamanho que fazem - uso chávenas medidoras de 250 ml):

2 chávenas de chá de arroz cozido
1/2 chávena de chá de queijo ralado
1/2 chávena de chá de leite
1/2 chávena de chá de amido de milho (maizena)
1/2 chávena de chá de farinha
2 ovos 
salsa fresca picada qb
1 colher de sopa de fermento em pó
sal qb
óleo para fritar

Numa taça coloque todos os ingredientes e envolva até obter uma massa bem misturada (o tamanho dos ovos e da chávena utilizada pode influenciar a massa - se esta estiver muito mole, acrescente mais um pouco de farinha; se estiver muito seca, acrescente mais um pouco de leite).
Coloque óleo numa frigideira e leve ao lume para aquecer.
Quando o óleo estiver quente, forme pastéis com a ajuda de duas colheres de sopa, fazendo quenelles como se faz para os pasteis de bacalhau, e frite até estarem bem douradinhos. Retire e deixe a escorrer sobre uma rede.
Repita até terminar toda a massa e depois delicie-se :)


Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem gosto na página de facebook, sigam também no instagram :) 

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Biqueirões Albardados (com vídeo da preparação do peixe)


Ora hoje trago-vos um prato típico daqui da minha cidade - Olhão :) não sei se conhecem este tipo de peixe e se já provaram cozinhado desta forma. Cá em casa somos uns gulosos por biqueirões albardados... porquê que tudo o que é frito é bom?? Porquê?! 
Não há ciência nenhuma especial para preparar este peixe: é passar os filetes pela farinha, por ovo batido e fritar... certo?
Pois bem, a ciência está em saber arranjar os biqueirões da forma certa, temperar e deixar marinar bem ;) isso aprendi com a minha avó Mila (da parte do pai) e a minha mãe <3 e hoje sou eu que faço.
Estas receitas não se podem perder e devem ser partilhadas, não acham? Cheias de memórias boas e que devem passar de uns para outros.
Então decidi mostrar-vos em vídeo como preparo os biqueirões e como tempero, a parte do fritar não filmei porque aí já é mais comum. Podem ver o vídeo no meu canal no youtube.

Vamos lá à receita deste petisco:

500 a 600g de biqueirões já sem cabeça e tripa
sumo do limão qb
alhos picados qb
sal qb
farinha qb
6 ovos (ou mais)
óleo para fritar

Para preparar os biqueirões devem ver o vídeo onde mostro como se abre o peixe e retira a espinha (os biqueirões são peixes pequenos, da família da anchova - parecem petingas mas sem espinha na polpa): abro a carne do peixe com a unha, depois descolo a carne da espinha passando a unha ao longo da espinha do peixe, por fim parto a espinha mas sem tirar o rabo do peixe.
Disponho os filetes de biqueirões numa travessa. 
Quando já tenho uma camada de biqueirões completa na travessa, tempero com sumo de meio limão, 2 a 3 dentes de alho picados e sal grosso a gosto (não ponham muito).
Repito a parte de arranjar o peixe, faço nova camada na travessa e tempero. Repetir até terminar o peixe todo (temperar sempre entre cada camada de peixe).
Tapar e deixar marinar por 24 horas no frigorífico.
Para fritar: levar um frigideira ao lume para aquecer bem o óleo.
Passe os filetes de biqueirão por farinha, de ambos os lados, depois por ovo batido e frite até estar dourado.
Podem servir com uma salada de alface e um arroz a gosto.

Só vos digo, com o gostinho do limão e os biqueirões quentinhos... isto é uma tentação e comem-se uns atrás dos outros :)


Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem gosto na página de facebook, sigam também no instagram e não se esqueçam de subscrever o canal no youtube :) 

terça-feira, 28 de abril de 2020

Leite Creme de Coco


Ora na quarentena o que se faz??? Teletrabalha-se muito (muito mesmo... já nem posso ver o computador) e come-se... muito também :D 
Logo, tem de se cozinhar eheheheh então o que estou a fazer é aproveitar a quarentena para testar um monte de receitas que tenho guardadas no tablet/telemóvel: tenho esta mania, estou a 'passear' nas redes sociais, vejo uma receita que me agrada, guardo a imagem ou o printscreen para experimentar... estas receitas às vezes ficam aqui por meses ou até anos... outras não me aguento e faço logo ahahahah - também fazem isto?? ;)
Este leite creme vi nesta página:
O meu ficou mais escurinho porque pus mais açúcar de coco... pois... somos gulosos aqui em casa, as coisas não precisam de ser super doces (não tem de ser aquele tipo de doce que parece que até agarra na garganta) mas têm de ter algum docinho né?
Gostei bastante do resultado e o sabor intenso do leite de coco é divinal.

Vamos lá à receita que fiz (rendeu 3 taças):

1 lata de 400 ml de leite de coco
1 colher de sopa de fécula de batata 
4 colheres de sopa de açúcar de coco
1/2 vagem de baunilha
4 gemas de ovo (as claras pode congelar para usar noutras receitas - não as deite fora!)
canela em pó qb

Num tacho ou fervedor colocar leite de coco, a fécula de batata e o açúcar de coco. Mexer tudo muito bem com uma vara de arames para dissolver.
Adicionar a vagem de baunilha (usei apenas meia vagem).
Levar ao lume, mexendo sempre, até levantar fervura (até a mistura começar a borbulhar, nessa altura também deve estar já mais espessa).
Retirar do lume, adicionar as gemas peneiradas (para retirar as películas e evitar o cheiro a ovo - é opcional) e mexer muito bem (tem de ser rápido para as gemas não ficarem em pedaços).
Levar a lume brando só por 1 minuto, mexendo sempre, para cozinhar as gemas.
Distribuir por tacinhas, deixar arrefecer e levar ao frigorífico por 1 a 2 horas.
Polvilhar com canela e servir.


Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem gosto na página de facebook e sigam também no instagram :) 

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Bolonhesa de Legumes


A Isabel Fernandes partilhou num grupo a receita da sua bolonhesa de legumes, fiquei logo encantada :) e tive de experimentar. Aldrabei um pouco a receita porque me esqueci de comprar nozes... então troquei pelas amêndoas (isto quem não tem cão, caça com gato... e amêndoas aqui tenho de sobra!).
Adorei o resultado, visivelmente ninguém diz que não tem carne... nem de sabor, porque está tudo tão bem picado e temperado que fica uma delícia :)
Podem picar os legumes à mão ou com um mixer ou robot de cozinha (foi o meu caso).

Vamos lá à receita que fiz (rende umas 5 a 6 doses - depende do que cada uma come - usei chávenas medidoras de 250 ml):

1/2 chávena de chá de cebola picada finamente
4 dentes de alho picados
1 chávena de chá de alho francês picado finamente
chávena de chá de cenoura ralada ou picada finamente
azeite qb
1 chávena de chá de polpa de tomate
2 chávenas de chá de água
1 chávena de chá de cogumelos brancos (frescos) picados grosseiramente
1 chávena de chá de amêndoas cruas (usei mesmo com pele) picadas grosseiramente
sal, pimenta preta moída e tomilho fresco qb
esparguete cozido qb (arroz, puré de batata, etc)

Num tacho coloque a cebola, alho, alho francês e um fio generoso de azeite. Leve ao lume e deixe refogar, mexendo de vez em quando, por 10 minutos.
Junte os restantes ingredientes, tempere a seu gosto e envolva tudo bem. Deixe cozinhar em lume brando entre 30 a 40 minutos (podem tapar o tacho), mexendo de vez em quando para evitar que queime.
Sirva com esparguete cozido.


Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem gosto na página de facebook e sigam também no instagram :) 

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Requeijão Cremoso


Ora bem, aqui está uma coisa que nunca provei na sua forma original... vejo muitos vídeo no youtube de canais brasileiros e eles falam sempre em requeijão cremoso... há uma marca que tem uma aspeto maravilhoso... mas cá em Portugal não há :( 
Então vi a Bruna Paula fazer esta receita há pouco tempo e vai que tive de experimentar já que os ingredientes são simples e a receita é super fácil de fazer ;) podem ver o vídeo aqui dela aqui: https://www.youtube.com/watch?v=JavEdbRDS5M
Gostei do resultado, fica parecido com o queijo de barrar tipo Philadelphia e muito fácil de barrar... aqui podem ver num croissant tipo brioche:


Vamos lá então à receita:

1 L de leite gordo
4 colheres de sopa de vinagre
2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de soro de leite que resulta da receita - não o deite fora (ou use leite se preferir)
sal qb

Coloque o leite num tacho e leve ao lume até começar a levantar fervura.
Nessa altura retire do lume, adicione o vinagre e mexa. Verá que o leite talha.
Coe com um coador bem fino (tenho um coador de rede larga por isso coloco uma compressa para não perder o requeijão). Deixe repousar assim no coador por uns 5 minutos (o soro que sobra pode ser usado para fazer receitas de bolos, biscoitos, bolachas, etc em substituição do leite - não deite fora pois o soro de queijo é rico em proteínas).
Coloque agora o requeijão obtido num copo de mixer/liquidificador/robot de cozinha, junte os restantes ingredientes e triture tudo por 1 a 2 minutos até obter um creme liso.
Coloque numa taça e leve ao frigorífico até arrefecer completamente (o requeijão vai encorpar um pouco e ficar mais rijo).
Depois é só degustar à vontade :)

Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem gosto na página de facebook e sigam também no instagram :) 

terça-feira, 14 de abril de 2020

Biscoitos de Milho e Especiarias


Fiz uma variação de uns biscoitos que já tenho aqui no blogue, os Biscoitos de Milho e Funcho que são vegan e desta vez fiz com ingredientes diferentes e também ficaram 100% ;) usei especiarias e geleia de marmelo em vez de melaço, a textura não é muito fofa porque leva farinha de aveia e de milho... por isso ficam uns biscoitos mais pesados mas bem temperadinhos ;)
(como podem ver pelas fotos, estes biscoitos já foram feitos no Natal mas a receita tem andado aqui esquecida!!!)

Vamos lá então à receita (rende 12 biscoitos):

1 chávena de chá de farinha de aveia
1 chávena de chá de farinha de milho
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de cardamomo em pó
1/3 de chávena de chá de óleo de coco derretido
1/3 de chávena de chá de geleia de marmelo (receita
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
canela em pó qb para enrolar 

Ligue o forno a 180 ºC.
Coloque todos os ingredientes numa taça (exceto a canela em pó), misture à mão até obter uma bola homogénea.
Molde bolinhas, passe-as pela canela em pó e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno por 15 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer completamente e guarde num frasquinho/lata.


Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem gosto na página de facebook e sigam também no instagram :) 

sábado, 11 de abril de 2020

Decoração de Páscoa #3 Coelho Porta Talheres


Adoro fazer decorações temáticas :) há dois anos atrás a Páscoa passou-se em casa dos meus pais e fiz umas decorações lindas <3 fiz as galinhas coloridas para espalhar pela mesa, uma cesta decorada para amêndoas e estes porta talheres... achei uma fofura :) 
Usei cartolinas de várias cores, imprimi o molde do coelho (deixo ai mais abaixo para vocês), recortei e depois fiz dois golpes com um x-ato para inserir os talheres... et voilá... estão feitos os porta talheres ;) 

Agora também podem ver estes porta talheres no meu canal no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gBWrktaMFRQ


A ideia para estes porta talheres vi neste canal:
https://www.youtube.com/watch?v=OiVTr5XMK2U

Aqui vos deixo o molde para poderem imprimir e fazer aí em casa (é uma excelente forma de entreter os mais pequenos):
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=OiVTr5XMK2U

Votos de uma Páscoa doce e feliz para todos vós :)

Folar de Coco (com vídeo da montagem)


Vi na revista continente magazine de abril que o continente tem à venda folar de coco... assim que vi a foto achei que era a receita na revista, mas é mesmo só a publicidade da venda... fiquei com vontade de experimentar!!! Então decidi fazer em casa :) 
Usei a receita da massa do Folar de Olhão e fiz então um folar de coco, ficou pouco doce.
Fiz também um vídeo para vos mostrar como se faz a montagem do folar em formato caracol, só irem ao meu canal de youtube ver ;) aproveitem para subscrever o canal e deixar o vosso gosto no vídeo.


Vamos lá à receita (rende 3 folares médios):

1ª massa
150 ml de leite
30g de fermento de padeiro fresco (ou 15 g de levedura seca)
125g de farinha (uso da tipo 65)
3 ovos

Aquecer o leite para ficar morno.
Adicionar o fermento ao leite e desfazer bem.
Juntar a farinha e os ovos, envolver bem.
Tapar e deixar levedar, num sítio quente e tapado com uma manta, por 1 hora.

2ª massa
150 ml de leite
60g de manteiga
20g de banha (podem substituir por manteiga)
180g de açúcar
1 pitada de sal
600g de farinha (uso da tipo 65)
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de erva doce em pó
raspa de 1 limão pequeno

Aqueça o leite junto com as gorduras só até estas derreterem.
À primeira massa junte todos estes ingredientes e envolva bem até obter uma massa homogénea (às vezes é preciso adicionar mais um pouco de farinha devido ao tamanho dos ovos ou caso usem farinha tipo 55).
Tapar a massa e deixar levedar por 2 horas, num sítio quentinho e tapado com uma manta.

Montagem
manteiga derretida qb
coco ralado qb
açúcar amarelo qb
canela em pó qb

Divida a massa em três partes iguais, cada parte será um folar.
Abra uma bola de massa com o rolo da massa numa superfície enfarinhada até formar um retangulo.
Espalhe umas 3 a 4 colheradas (colher de sopa) de manteiga derretida, 3 a 4 colheradas de açúcar amarelo, uma camada generosa de coco ralado e uma boa polvilhadela de canela em pó.
Enrole a massa tipo uma torta e depois enrole para formar o caracol.
Coloque num tacho/forma de alumínio untada com banha e com o fundo forrado com papel vegetal.
Leve os folares a cozer a 180 ºC por uns 40 minutos, inicialmente com o tacho/forma tapado e a meio destape, até estarem bem dourados (faça o teste do palito tal como se faz com os bolos para ver se o folar está bem cozido ao centro).
Retire do forno e desenforme de imediato, invertendo para um prato de servir.


Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem gosto na página de facebook e sigam também no instagram :) 

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Decoração de Páscoa #2 Cesta de Páscoa - Coelho e Cenoura


Esta cestinha decorei já há uns 3 anos para a altura da Páscoa, todos os anos a tenho usado para colocar os doces e as amêndoas e decorar a cozinha cá em casa com o tema da Páscoa. O ano passado usei para colocar ovos tipo kinder que fiz em casa, este ano está assim:


Juntamente com as galinhas coloridas fazem uma decoração linda <3 não acham?


Aqui vos deixo os moldes que usei para fazer o coelhinho e as cenouras:


Fonte dos moldes: https://www.pinterest.pt/pin/443252788319897968/?autologin=true&nic_v1=1a21V2NWOkbWAeCGIoZM7G7LlxKfKY9zelSxHiglniG4dK7RINODkHVjjTtnhqG8VM
Agora usem a imaginação e ponham mãos à obra para decorar a vossa casa ;) 

Bolo dos 5 Copos


Mais uma 6ª-feira e mais um bolinho :)  esta receita vi nesta página: 
O bolo chama-se bolo dos 5 copos porque leva cinco copos de cada ingrediente... mas aldrabei e o meu bolo será o bolo dos 4,5 copos ahahahahah pois cortei meio copo de óleo à receita original ;) 
A receita deste bolo pede para usar o liquidificador mas usei a bimby, podem também usar a batedeira. Deixo as indicações para todas estas opções.

Vamos lá à receita que fiz (usei um copo de 200 ml):

4 ovos
1 copo de açúcar
1/2 copo de óleo
1 copo de leite morno
1 copo de farinha de trigo
1 copo de farinha de milho
1 colher de sopa de fermento em pó

Com bimby:
Ligue o forno a 180 ºC.
No copo da bimby colocar os ovos, o açúcar e o óleo e programar 4 minutos, velocidade 4 a 37 ºC.
Juntar o leite, as farinhas e o fermento e envolver 15 segundos na velocidade 3.
Verter para uma forma untada e enfarinhada e levar ao forno por uns 40 minutos (verificar se o bolo está cozido com o teste do palito).
Retirar do forno e desenformar.

Sem bimby:
Ligue o forno a 180 ºC.
No copo de um liquidificador ou na taça da batedeira, colocar os ovos, o açúcar e o óleo e deixar bater em velocidade média para elevada uns 5 minutos.
Juntar o leite, as farinhas e o fermento e bater em velocidade mínima por uns segundos só até a farinha estar bem envolvida, pode depois misturar melhor com a ajuda de um espátula.
Verter para uma forma untada e enfarinhada e levar ao forno por uns 40 minutos (verificar se o bolo está cozido com o teste do palito).
Retirar do forno e desenformar.


Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem gosto na página de facebook e sigam também no instagram :)

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Paté Rápido de Sardinha


Uma receita super simples e rápida, fica um paté muito bom tendo em conta os poucos ingredientes que leva e a rapidez com que se prepara ;) A receita vi numa secção de dicas de uma revista Segredos de Cozinha já antiga (a nº 936 de 29/09/2003).
Para acompanhar este paté usei umas bolachas marinheiras feitas cá em casa... uma delícia :)

Vamos lá à receita:

1 lata de conserva de sardinhas
1 limão (sumo)
1 colher de sopa de manteiga
sal e pimenta preta moída qb

Num copo de um mixer/picadora coloque as sardinhas juntamente com o óleo da conserva (ou o azeite), junte o sumo do limão e a manteiga. Pique muito bem até obter uma pasta lisa.
Tempere com sal e pimenta preta a gosto e envolva bem (prove para retificar algum tempero).
Coloque numa taça de servir e leve ao frigorífico por 1 hora - sabe bem fresquinho (se não consumir tudo, guarde no frigorífico).


Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem gosto na página de facebook e sigam também no instagram :)

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Bolachas de Manteiga


Umas bolachinhas sabem sempre bem e se forem de manteiga... ainda melhor :) estas fiz para encher a latinha de bolachas do meu pai, já que o dia do pai foi passado em quarentena e não foi possível comprar um presente... fiz estas bolachinhas para o mimar ;)
A receita vi no canal da La Dolce Rita: 
Segui a receita à risca.

Vamos lá receita (rende umas 30 a 40 bolachinhas, dependendo da espessura e tamanho que as fazem):

120g de manteiga à temperatura ambiente
125g de açúcar
1 ovo (à temperatura ambiente)
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional - receita)
250g de farinha
1 colher de café de fermento em pó

Numa taça coloque a manteiga e o açúcar e bata (pode ser com a batedeira ou à mão com a vara de arames) por uns 2 a 3 minutos para envolver bem.
Junte o ovo e a essência de baunilha e bata por 1 minuto.
Por fim junte a farinha e o fermento em pó, envolva bem e amasse só até conseguir obter uma bolinha.
Embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico por 2 horas.
Ligue o forno a 180 ºC.
Estique a massa numa superfície enfarinhada e corte as bolachinhas. Disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno por uns 10 a 15 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer e guarde numa lata ou frasco bem fechadas para se manterem estaladiças.

Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem gosto na página de facebook e sigam também no instagram :) 

terça-feira, 7 de abril de 2020

Migas com Bacon


Uma ida a Serpa no dia 1 de março (fui à feira do queijo do Alentejo) e vim de lá cheia de ideia novas para o blogue :) já aqui partilhei a receita das Popias Alentejanas, hoje trago umas migas (na altura quando fui à feirinha comi umas migas com entrecosto... deliciosas) e ainda provei por lá as maravilhosas Queijadas de Serpa da Casa Paixão... nossa senhora, que queijadas!!! Ainda vou tentar fazer umas queijadas daquelas ;)
Bom, mas hoje trago migas... foi a primeira vez que fiz pois aqui no Algarve não é muito comum. Sei que há vário tipo de migas, tenho de ir experimentando outras receitas porque gostámos muito.

Vamos lá à receita que fiz (para 2 a 3 doses):

300g de pão (de preferência duro)
água qb
2 colheres de sopa de banha (podem usar azeite)
4 dentes de alho
50g de bacon em cubinhos
1 ovo
sal e pimenta preta moída qb
coentros frescos picados qb

Comece por cortar o pão em cubinhos, coloque numa taça e cubra com água (para amolecer).
Numa frigideira coloque a banha, os alhos bem picadinhos e o bacon. Leve ao lume para fritar bem o bacon, mexendo de vez em quando.
Escorrer bem o pão, espremendo-o, e juntar à frigideira. Mexer e envolver bem. Deixar fritar uns 5 minutos.
Temperar com sal, pimenta a gosto e os coentros picados. Envolver bem.
Juntar o ovo e mexer logo muito rápido (para não ficar tipo ovo mexido) e deixa-se fritar, por mais uns minutos, até secar bem.
Depois sirva como acompanhamento de um prato de carne.

Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem gosto na página de facebook e sigam também no instagram :) 

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Folar de Olhão


Sendo eu uma olhanense de gema não podia deixar de dizer que este é o melhor folar do mundo <3 pelo menos para mim :)
Esta minha receita anda aqui guardada para partilhar convosco mas tem sempre calhado não a conseguir publicar antes da Páscoa! Até que este ano, com esta confusão da pandemia covid-19, cá estou eu com tempo para vos deixar a minha receita.
Também vos queria deixar outro miminho: é que o típico folar de Olhão é feito em camadas, o folar de folhas, mas também em rosetas ou em caracol (neste caso fiz uma coroa). 

 

A massa é sempre a mesma, só muda a forma de apresentar. 
Então decidi fazer-vos um vídeo a mostrar estas três formas de apresentar este delicioso folar, aproveitando para vos dar a conhecer o canal de youtube que criei aqui para o blogue :) vão lá espreitar o vídeo que fiz ;)  
(por enquanto vou partilhar de vez em quando vídeos deste tipo, quando ganhar mais experiência logo se vê o que sai daqui)

Aqui na receita explica a forma de fazer o folar típico em camadas, no vídeo têm as três formas.

Vamos lá à receita da massa que é feita em duas vezes (esta receita rende 3 folares pequenos):

1ª massa
150 ml de leite
30g de fermento de padeiro fresco (ou 15 g de levedura seca)
125g de farinha (uso da tipo 65)
3 ovos

Aquecer o leite para ficar morno.
Adicionar o fermento ao leite e desfazer bem.
Juntar a farinha e os ovos, envolver bem.
Tapar e deixar levedar, num sítio quente e tapado com uma manta, por 1 hora.

2ª massa
150 ml de leite
60g de manteiga
20g de banha (podem substituir por manteiga)
180g de açúcar
1 pitada de sal
600g de farinha (uso da tipo 65)
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de erva doce em pó
raspa de 1 limão pequeno

Aqueça o leite junto com as gorduras só até estas derreterem.
À primeira massa junte todos estes ingredientes e envolva bem até obter uma massa homogénea (às vezes é preciso adicionar mais um pouco de farinha devido ao tamanho dos ovos ou caso usem farinha tipo 55).
Tapar a massa e deixar levedar por 2 horas, num sítio quentinho e tapado com uma manta.

Montagem
manteiga derretida qb
açúcar amarelo qb
canela em pó qb

Divida a massa em três partes iguais, cada parte será um folar.
Divida agora uma dessas partes em sete bolinhas iguais, cada bolinha será uma camada do folar.
Abra uma bolinha de massa com o rolo da massa numa superfície enfarinhada.
Coloque uma porção de massa numa panelinha bem untada com banha/manteiga e o fundo forrado com papel vegetal, depois adicione umas 2 a 3 colheradas (colher de sopa) de manteiga derretida, 2 a 3 colheradas de açúcar amarelo (quanto mais açúcar colocarem mais doce fica o folar e mais 'caramelo' vai ter) e uma boa polvilhadela de canela em pó.
Repita o processo até terminar toda a massa, sendo a última camada apenas de massa.
Leve os folares a cozer a 180 ºC por uns 40 minutos, inicialmente com as panelinhas tapadas e a meio destape, até estarem bem dourados e caramelizados (faça o teste do palito tal como se faz com os bolos para ver se o folar está bem cozido ao centro).
Retire do forno e desenforme de imediato, invertendo para um prato de servir, retire a panela com cuidado para verificar se o folar está bem cozido (caso não esteja, pode voltar a colocar na panela e levar ao forno mais alguns minutos).
Depois é só devorar e ser feliz <3

Esta fatia foi do último folar que fiz, não coloquei muito açúcar e por isso ficou mais seco... se quiserem com mais 'mel', como se costuma dizer, é só serem generosos no açúcar amarelo entre as camadas ;) 

Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem gosto na página de facebook e sigam também no instagram :) 

domingo, 5 de abril de 2020

Decoração de Páscoa #1 Galinhas Coloridas


Já pensaram que as cascas dos ovos podem ser aproveitadas para fazer umas lindas decorações de Páscoa?? <3
Por aqui estas galinhas coloridas fazem sempre sucesso, tanto os pequenotes como os adultos lhes acham piada e gosta de as fazer ;)
Podem também apenas pintar os ovos e usar como decoração numa cestinha. 


Mas as galinhas são mesmo uma fofura <3 
O ano passado até ganhei um cabaz de Páscoa num passatempo à custa desta galinhas eheheheh

Para as fazerem é simples:

Partir o ovo pela parte mais redonda, retirar o conteúdo e usar para fazer receitas (por exemplo folares). 
Lavar muito bem a casca do ovo, por dentro e por fora, com água e detergente.
Deixar secar completamente.
Para pintar é usarem a imaginação e podem usar pontas de feltro das de pintar, vernizes ou tinta acrílica.
Para formar o corpo das galinhas usam uma caixa de ovos de papel (cada caixa dá para fazer dois suportes). O resto da galinha é o bico e a crista, feitos com cartolina castanha e vermelha. E os olhos fiz com uma ponta de feltro preta.
A colagem do ovo na base e das cartolinas fiz com cola do tipo UHU.
Ficam tão lindas <3


Façam também por aí ;) sigam aqui o blogue, deixem gosto na página de facebook e sigam também no instagram :) 

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Chiffon de Chocolate e Cacau


Cá estamos para mais uma sexta-feira e com bolinho :)
Sempre tive dificuldade em fazer chiffons mas desta vez consegui obter um bom resultado :) a receita vi na revista Segredos de Cozinha de março de 2020 (n° 59). Não fiz a cobertura, preferi fazer mesmo simples, e forrei o fundo da forma com papel vegetal... só porque já tive más experiências com bolos sem a forma untada (que é o caso dos chiffons).
Este bolo fica muito fofinho e saboroso, devem experimentar ;)



Vamos lá à receita:

30g de cacau em pó
1 dl de água quente
8 ovos
300g de açúcar 
1 dl de óleo
50g de chocolate em pó
200g de farinha
3 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de café de sal fino

Ligue o forno a 180 °C.
Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e reserve.
Na taça da batedeira coloque as gemas e o açúcar, bata por uns 5 minutos em velocidade alta.
Entretanto misture o cacau com a água quente, envolva bem e reserve.
À mistura dos ovos com açúcar junte o óleo e deixe bater por 1 minuto.
Adicione os restantes ingredientes (incluindo o cacau com a água) e bata em velocidade baixa por 1 a 2 minutos para envolver bem.
Envolva na massa as claras em castelo de forma delicada.
Verta a massa para uma forma de buraco e cano alto sem ser untada (coloquei papel vegetal no fundo da forma mas não untei), leve ao forno por uns 45 minutos (verifique se o bolo está cozido com o teste do palito).
Assim que retirar o bolo do forno inverta a forma para um prato e deixe assim ficar até o bolo arrefecer completamente (umas boas horas) e cair por si... no meu caso deixei ficar da noite para o outro dia e o bolo não caiu, por isso passei a faca entre o bolo e a forma e o bolo saiu na perfeição.
Para servir pode polvilhar com açúcar em pó.



Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem gosto na página de facebook e sigam também no instagram :)