sábado, 29 de fevereiro de 2020

Livros de 2019



Venho mostrar-vos um dos meus grandes vícios: a leitura!!! Adoro livros :) tenho pena de não poder comprar mais e de não ter mais tempo para ler mais.
Esta publicação era para ter sido feita no início de janeiro, mas este ano deixei atrasar as partilhas.
O ano de 2019 foi, sem dúvida, o ano em que li mais :) li diversos tipos de livros: desde infantis até livros que são metade receitas metade dicas/truques. As três fotos acima mostram todos os livros que li em 2019, sendo que a última foto é do único livro que não tenho, foi uma colega que me emprestou e gostei bastante de o ler (tirei muitas dicas e ideias para tentar ser menos poluente e mais ecológica).
Muitos dos livros da primeira foto foram ganhos em passatempos (13!!!), outros foram oferecidos no Natal e no meu aniversário e outros comprei em promoções no Continente e na Note.
Apresento de forma sucinta os livros que mais e menos gostei de ler, apesar de não entrar em explicações sobre as histórias de cada livro (acho que isso tira a piada a quem os esteja a ler ou ainda os pense ler). Caso queiram saber mais algum pormenor dos livros que vos mostro, é só perguntarem.

Os livros que mais gostei de ler 
Sou super fã deste escritor, este livro conta (mais uma vez) uma história de amor entre um homem e uma mulher... fez-me chorar desde a página 50 até ao fim (mesmo!!!).
Uma surpresa, confesso! Poucos livros li de José Saramago (penso que este foi o 2º) porque acho a escrita um pouco cansativa (desculpem, bem sei que é nosso prémio Nobel, mas gostos são gostos!)... mas adorei esta história, agarrou-me desde as primeiras páginas até à última... e ainda ficamos a conhecer mais sobre a história do nosso país.



Ganhei estes dois livros em passatempos diferentes no facebook (o primeiro veio numa cabaz de 10 livros da Círculo de Leitores e o segundo foi da página Topseller). Os dois contam histórias de serial killers, são policiais assustadores mas que puxam pelo nosso cérebro e nos fazem ficar a adivinhar o que vai acontecer a seguir ou quem é o criminoso... apesar de ficar com medo por uns tempos, gostei bastante da escrita e das histórias.

Por fim este livro que fala da história real de uma mulher que quis ser mais ecológica e propôs-se a fazer 1 mudança diferente no seu estilo de vida durante um ano (foram 365 mudanças que ela fez... um grande desafio). A autora deste livro criou na altura um blogue, Green as a Thistle, onde ia contando as suas decisões e peripécias... e desse blogue nasceu este livro! Confesso que sempre liguei bastante a questões ambientais, mas este livro fez-me olhar para as coisas de forma diferente. Já faço muitas das coisas que ela começou a fazer (por exemplo: usar sacos de pano, levar lanche e almoço de casa, reciclar, evitar ao máximo o desperdício de produtos e alimentos), mas há coisas difíceis: deixar de usar o carro... pedi uma bicicleta de presente de aniversário, pretendo usá-la muito, mas ir trabalhar nela ainda é uma decisão impossível de fazer... mas fiz outras mudanças que pretendo mostrar-vos em breve aqui no blogue ;) 

Os livros que menos gostei de ler 
Não apreciei a escrita, acho que até hoje nem consegui sequer compreender a história!!! Não gostei nada deste livro.Já o leram? Partilha de opiniões às vezes podem ajudar a compreender melhor a história (talvez daqui a uns anos o releia e possa compreender melhor). 

Tenho todos os romances do José Rodrigues dos Santos e sou grande fã... mas... este livro foi difícil de ler, achei muito cansativo, demasiado descritivo (como tem acontecido nos últimos livros), a história não me prendeu (e olhem que sou viciada em história de ficção e sobre o espaço!) e achei-a pouco original. Enfim, um livro para não reler de certeza).

E foram estes os livros que decidi destacar... não que não tenha gostado também dos restantes (aliás, só não gostei mesmo destes últimos que vos mostrei), gostei de praticamente todos pois muitos têm histórias interessantes e temas que nos fazem aprender muito... mas há sempre aqueles que nos marcam e ficam na nossa memória por mais tempo ;)

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Bolo de Sumo em Pó... de Manga


A receita deste bolo vi no grupo Cantinho das Cozinheiras partilhada pela D. Leonor. Guardei a receita porque nunca tinha feito bolo com sumos em pó e tinha um sumo em pó de manga na dispensa à espera de ser usado (ficou por lá esquecido no verão, não foi usado).
Querem saber mais??? O bolo ficou ótimo, muito fofinho e com um gostinho a manga que foi uma maravilha :) podem usar qualquer  sabor de sumo em pó, escolham o que mais vos agrada (acredito que com morango ou maracujá deve ficar uma delícia... ou até misturar dois sabores).
Fiz a receita na bimby, mas deixo as indicações para fazer também na batedeira.
Desculpem a má qualidade das fotos: foram tiradas de noite e o meu antigo telemóvel não tirava fotos boas de noite (estou a tentar melhorar essa parte).


Vamos lá à receita:

4 ovos
1 chávena de chá de açúcar
3/4 de chávena de chá de óleo
1 saqueta de sumo em pó sabor a manga (ou outro sabor)
150ml de água
2 chávenas de chá de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó

Com bimby:
Ligue o forno a 180 ºC.
Coloque os ovos e o açúcar no copo da bimby e programe 4 minutos, a 37ºC e na velocidade 4.
Adicione o óleo e bata por 1 minuto na velocidade 4.
Junte o sumo em pó com a água, dissolva bem e adicione à mistura dos ovos, juntamente com a farinha e o fermento e envolva 15 segundos na velocidade 3.
Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno por uns 40 minutos (veja sempre se o bolo está cozido através do teste do palito).

Com batedeira:
Ligue o forno a 180 ºC.
Coloque os ovos e o açúcar na taça da batedeira e bata por uns 4 minutos até a mistura estar esbranquiçada e fofa.
Adicione o óleo e bata só até envolver bem.
Junte o sumo em pó com a água, dissolva bem e adicione à mistura dos ovos, juntamente com a farinha e o fermento e envolva uns segundos na velocidade mais baixa até obter uma mistura sem grumos (podem misturar à mão com uma vara de arames se assim preferir).
Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno por uns 40 minutos (veja sempre se o bolo está cozido através do teste do palito).

Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem o vosso gosto na página de facebook e sigam também pelo instagram :)

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Bolachas de Chocolate (receita Bimby)


Estas bolachinhas já foram feitas na época do Natal!!! Só agora as partilho... mais vale tarde do que nunca, certo? Caso queiram também experimentar, as outras bolachinhas que estavam na lata (as branquinhas) são de limão - as minhas preferidas :) - podem ver a receita aquihttp://acucarsal.blogspot.com/2017/05/bolachas-de-limao.html
A receita é do livro base da Bimby, deixo as indicações para quem não tem a Bimby fazer as bolachinhas também.
Aldrabei um pouco a receita porque usei amêndoas de chocolate da Páscoa (estavam dentro do prazo de validade... apenas recebemos muitas na Páscoa passada e não demos conta do recado - há que aproveitar o que se tem por casa), por isso mesmo cortei também no açúcar por que as amêndoas já são doces (usei apenas 50g de açúcar).
Também vos acontece isto de terem chocolates ou amêndoas durante um ano em casa??? Já começaram a aparecer coisas de Páscoa à venda, mas ainda tenho amêndoas em casa da Páscoa passada... e ainda estão dentro do prazo!!! (a validade vai até 2022)


Vamos lá então à receita (rende entre 15 a 20 bolachas):

100g de chocolate de culinária (usei amêndoas da Páscoa)
100g de manteiga
100g de açúcar (usei apenas 50g)
1 ovo
250g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Com bimby:
Ligue o forno a 180 ºC.
Coloque no copo da bimby o chocolate em quadradinhos (ou as amêndoas de chocolate inteiras), triture 3 segundos no turbo e depois pique mais 10 segundos na velocidade 9.
Junte os restantes ingredientes e envolva 25 segundos na velocidade 6.
Estique a massa numa superfície enfarinhada, corte as bolachinhas e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno por uns 10 a 15 minutos.
Deixe arrefecer completamente antes de colocar numa lata/frasco ou em saquinhos para oferecer.

Sem bimby:
Ligue o forno a 180 ºC.
Corte o chocolate em pedacinhos (ou as amêndoas) e triture muito bem com uma picadora até obter uma espécie de farinha de chocolate.
Coloque numa taça todos os ingredientes e amassa com as mãos até obter uma massa homogénea.
Estique a massa numa superfície enfarinhada, corte as bolachinhas e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno por uns 10 a 15 minutos.
Deixe arrefecer completamente antes de colocar numa lata/frasco ou em saquinhos para oferecer.

Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem o vosso gosto na página de facebook e sigam também pelo instagram :) 

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Pão de Queijo Quark (massa fácil e muito boa)


A ideia pata fazer este pão vi num grupo que partilhou o vídeo da página Tasty Demais 
https://www.facebook.com/tastydemais/videos/2309202512690074/A receita é feita originalmente com iogurte, tenho-a feito muitas vezes e fica muito boa. Podem fazer assim em pãezinhos (ou um pão grande) ou usar como base para pizzas.
Desta vez decidi usar queijo quark, pois tinha uma embalagem de 500g já aberta e à espera de ser usada. Ficou igualmente bom, a massa é fácil de fazer e o pão fica bem macio e fofinho.


Vamos lá à receita (rende cerca de 7 bolas de pão):

1+ 3/4 chávenas de chá de farinha com fermento
1 de chávena de chá de queijo quark
1 colher de chá de sal fino

Ligue o forno a 180 ºC.
Colocar os ingredientes numa taça e envolver tudo muito bem até obter uma massa homogénea.
Divida a massa em sete bolas, coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno por 15 a 20 minutos.

Apreciem ;) sigam aqui o blogue, a página no facebook e no instagram :) 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Queques de Laranja com Pepitas de Chocolate - Adoçados com Frutose


Fiz estes queques para uma festinha para uma pessoa que estava com diabetes gestacional, por isso optei por usar frutose em vez de açúcar... a pessoa em questão gosta muito da combinação de laranja com chocolate e lá decidi fazer este miminho. Confesso que os queques ficaram mesmo sem doce algum, o chocolate era negro e as laranjas pouco doces... logo ficaram mesmo aptos para gente pouco doce eheheh
Usei a receita de bolo de laranja da bimby e que já tenho aqui no blog http://acucarsal.blogspot.com/2015/09/bolo-de-laranja-no-liquidificador.html mas fiz apenas metade da receita, alterando o açúcar para frutose (na proporção correta que vem indicado na embalagem) e acrescentando as pepitas de chocolate negro.
Usei depois corações de pasta de açúcar e purpurinas para decorar.


Vamos lá à receita (rendeu 10 queques):

sumo de 1 laranja
1/2 laranja (com casca e tudo!)
60g de frutose
50g de óleo
2 ovos
150g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
50g de pepitas de chocolate negro

Com Bimby: coloque no copo a meia laranja e o sumo da laranja, pique 15segundos/vel9. Junte a frutose, o óleo e os ovos e programe 2min/37°C/vel4. Adicione a farinha, o fermento e as pepitas de chocolate e envolva 15segundos/vel3. Coloque a massa em forminhas de queques, untadas e enfarinhadas, e leve a cozer ao forno cerca de 15 minutos a 175°C.

Se não tem bimby faça esta receita num liquidificador ou com a varinha mágica (à exceção da parte da farinha, fermento e pepitas de chocolate que deve misturar à mão).

Apreciem ;) sigam aqui o blogue, a página de facebook e no instagram :) 

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Mel com Limão e Gengibre (para fazer chá ou adoçar chás - perfeito para o Inverno)


Estou de volta :) desculpem a ausência, foi mesmo falta de motivação para escrever e fotografar o que me afastou daqui do blogue... estou a tentar recomeçar, até porque sinto muito falta de andar por aqui ;)
Esta dica que hoje vos trago já a vi em dezembro neste canal: https://www.youtube.com/watch?v=8FsuMsUIiCw
Fiz, gostei muito e acho que este chá tem sido o motivo pelo qual ainda não fiquei engripada este ano :)


A forma de preparo é bem simples e as quantidades são ao vosso gosto (e dependem do tamanho do frasco que vão utilizar - convém ser um frasco largo):

Limão
Gengibre
Mel

Lavar o limão e cortar em rodelas finas (usei o cortador da borner para este trabalho).
Descascar o gengibre e cortar também em rodelas finas.
Colocar uma colher (ou duas) de sopa de mel no fundo de um frasco, colocar duas fatias de limão e umas três a quatro fatias de gengibre sobre o mel. 
Cobrir com mel e voltar a repetir o processo até chegar o topo do frasco.
Fechar bem e guardar no frigorífico.
Para fazer o chá é bem simples: agitar o frasco, colocar 1 a 2 colheres de sopa da mistura numa chávena (gosto de acrescentar também uma rodela de limão e umas rodelas do gengibre do frasco), adicionar água fervente, mexer e deixar arrefecer um pouco.

Este chá é uma ótima ajuda para evitar estados gripais, para ajudar a curar caso já estejam gripados e até para ajudar a reduzir a sensação de dor de garganta (é um remédio natural, assim por dizer).

Apreciem ;) sigam aqui o blogue, a página de facebook e o instagram :)