segunda-feira, 6 de abril de 2020

Folar de Olhão


Sendo eu uma olhanense de gema não podia deixar de dizer que este é o melhor folar do mundo <3 pelo menos para mim :)
Esta minha receita anda aqui guardada para partilhar convosco mas tem sempre calhado não a conseguir publicar antes da Páscoa! Até que este ano, com esta confusão da pandemia covid-19, cá estou eu com tempo para vos deixar a minha receita.
Também vos queria deixar outro miminho: é que o típico folar de Olhão é feito em camadas, o folar de folhas, mas também em rosetas ou em caracol (neste caso fiz uma coroa). 

 

A massa é sempre a mesma, só muda a forma de apresentar. 
Então decidi fazer-vos um vídeo a mostrar estas três formas de apresentar este delicioso folar, aproveitando para vos dar a conhecer o canal de youtube que criei aqui para o blogue :) vão lá espreitar o vídeo que fiz ;)  
(por enquanto vou partilhar de vez em quando vídeos deste tipo, quando ganhar mais experiência logo se vê o que sai daqui)

Aqui na receita explica a forma de fazer o folar típico em camadas, no vídeo têm as três formas.

Vamos lá à receita da massa que é feita em duas vezes (esta receita rende 3 folares pequenos):

1ª massa
150 ml de leite
30g de fermento de padeiro fresco (ou 15 g de levedura seca)
125g de farinha (uso da tipo 65)
3 ovos

Aquecer o leite para ficar morno.
Adicionar o fermento ao leite e desfazer bem.
Juntar a farinha e os ovos, envolver bem.
Tapar e deixar levedar, num sítio quente e tapado com uma manta, por 1 hora.

2ª massa
150 ml de leite
60g de manteiga
20g de banha (podem substituir por manteiga)
180g de açúcar
1 pitada de sal
600g de farinha (uso da tipo 65)
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de erva doce em pó
raspa de 1 limão pequeno

Aqueça o leite junto com as gorduras só até estas derreterem.
À primeira massa junte todos estes ingredientes e envolva bem até obter uma massa homogénea (às vezes é preciso adicionar mais um pouco de farinha devido ao tamanho dos ovos ou caso usem farinha tipo 55).
Tapar a massa e deixar levedar por 2 horas, num sítio quentinho e tapado com uma manta.

Montagem
manteiga derretida qb
açúcar amarelo qb
canela em pó qb

Divida a massa em três partes iguais, cada parte será um folar.
Divida agora uma dessas partes em sete bolinhas iguais, cada bolinha será uma camada do folar.
Abra uma bolinha de massa com o rolo da massa numa superfície enfarinhada.
Coloque uma porção de massa numa panelinha bem untada com banha/manteiga e o fundo forrado com papel vegetal, depois adicione umas 2 a 3 colheradas (colher de sopa) de manteiga derretida, 2 a 3 colheradas de açúcar amarelo (quanto mais açúcar colocarem mais doce fica o folar e mais 'caramelo' vai ter) e uma boa polvilhadela de canela em pó.
Repita o processo até terminar toda a massa, sendo a última camada apenas de massa.
Leve os folares a cozer a 180 ºC por uns 40 minutos, inicialmente com as panelinhas tapadas e a meio destape, até estarem bem dourados e caramelizados (faça o teste do palito tal como se faz com os bolos para ver se o folar está bem cozido ao centro).
Retire do forno e desenforme de imediato, invertendo para um prato de servir, retire a panela com cuidado para verificar se o folar está bem cozido (caso não esteja, pode voltar a colocar na panela e levar ao forno mais alguns minutos).
Depois é só devorar e ser feliz <3

Esta fatia foi do último folar que fiz, não coloquei muito açúcar e por isso ficou mais seco... se quiserem com mais 'mel', como se costuma dizer, é só serem generosos no açúcar amarelo entre as camadas ;) 

Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem gosto na página de facebook e sigam também no instagram :) 

11 comentários:

  1. Não conhecia este folar!!
    Do folar "normal" eu não sou fã :) Talvez este seja bem saboroso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ficou uma maravilha, a fatia esta perfeita.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro este folar, para mim é o melhor folar do mundo e pensava que nunca teria a receita para o fazer, quando hoje deparei-me com a sua receita, bem haja e muito obgdo Ana Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana :) muito obrigada pela visita. Espero que goste e que faça muitos folares <3 depois se quiser partilhar comigo o resultado, ficaria muito feliz (procure-me na página de facebook) :)

      Eliminar
  4. Bom dia Bruna, gosto muito destes folares,vou fazer obrigada pela receita, tenho uma dúvida, depois do folar montado antes de ir ao forno tem que levedar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia :) não, depois de estar no tacho já está pronto para ir ao forno porque a massa já levedou uma vez... depois no forno cresce e coze ;)
      Depois partilhe o resultado comigo por mensagem na página do facebook, gosto tanto de partilhar as vossas fotos por lá ;)

      Eliminar
    2. Muito obrigada, vou fazer hoje.
      😊

      Eliminar
  5. Baseei-me nesta receita para fazer o meu primeiro folar de Olhão e correu super bem, obrigada pela partilha :D

    Publiquei a minha versão no blog (com a devida referência claro), espero que não te importes :)

    Não tenho comentado, mas espero que tenhas tido uma ótima Páscoa e que esteja tudo bem contigo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom :D claro que não me importo nada, as receitas estão aqui para serem usadas e modificadas ao gosto de cada um ;) Vou já lá espreitar :) beijinhos

      Eliminar
  6. Que sorte ter encontrado o seu blogue com esta receita! Adoro folar de Olhão (e de ir para Olhão também!!). Vou fazer mas se me puder dizer o tamanho das panelinhas, agradeço.
    Muito obrigada e boa Páscoa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Xavi :) bem-vindo :) para fazer dois folares médik uso panelinhas n°14 (14 cm de diâmetro). Pode usar maior e fazer um único folar grande ;) ou mais pequenos. Espero que goste, depois diga. Pode também seguir na página de facebook e enviar uma foto que publico lá ;) fiz também um novo vídeo a mostrar os passos todos (para caso de alguma dúvida): https://www.youtube.com/watch?v=ranjoC0TXZ4&t=235s
      Mais alguma dúvida é só perguntar.
      Beijinho e boa Páscoa.

      Eliminar

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)