O figo é minha fruta preferida e nem acredito que a temporada está a terminar! Este ano há poucos figos, tenho comido maioritariamente frescos mas também estou a aproveitar figos para secar e até já fiz em calda... há que manter um stock para o resto do ano :)
Estes folhadinhos não têm ciência nenhuma, há muitas partilhas e vídeos nas redes sociais a circular com exemplares deliciosos. Isso deixou-me água na boca e tive de testar. Ainda bem que o fiz, são a coisa mais simples que há mas são mesmo muito bons.
Antes de ir ao forno |
Podem usar o queijo chèvre ou o camembert.
Vamos lá à receita (rendeu 12 folhados):
1 rolo de massa folhada
12 figos
fatias gordinhas de queijo chèvre
nozes picadas qb
Ligar o forno a 180 ºC para pré-aquecer.
Desenrolar o rolo de massa folhada, cortar 12 círculos de cerca e 5 cm de diâmetro (usei um corta massas de flor, mas pode ser redondo ou outro do vosso gosto).
Dispor os círculos de massa folhada num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Sobre cada circulo colocar um figo cortado em quatro, dispor no meio de cada figo uma metade de rodela de queijo chèvre e salpicar com nozes picadas a gosto.
Levar ao forno por uns 15 minutos.
Retirar do forno, deixar arrefecer uns minutos (não façam como aqui a guloso que comeu logo um folhado e queimou a língua) e ser feliz :)
PS: as sobras de massa folhada podem ir também para o forno para cozer, depois comem simples ou com um paté... nada se estraga ;)
Que maravilhosos folhados,...
ResponderEliminarPassei para desejar uma excelente semana!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira