terça-feira, 3 de março de 2020

Bolo de Bolacha com Creme de Manteiga


Começo já por pedir desculpas pelas fotos, não fazem jus ao bolo!!! Mas este bolo foi feito para um jantar, só o consegui desenformar à noite e foi logo para a mesa... apenas sobrou esta fatia :)
Costumo fazer esta receita de bolo de bolacha e faço enformado: podem fazer com um aro sobre um prato ou então usam uma forma de alumínio de 18 a 20 cm de diâmetro e forram com película aderente, depois fazem o bolo em camadas, levam ao frigorífico e desenformam para um prato ;) Podem também fazer o bolo à antiga, fazendo camadas de bolachas e creme num prato (fazendo um formato tipo flor, acho bonito - faço enformado porque por vezes levo para casa de amigos e enformado vai mais seguro).
A receita é de um livro das revistas Activa: ABC da Cozinha - Tudo sobre Manteiga, o único truque que uso é juntar umas 2 a 3 colheres de sopa de água quente no creme para ajudar a bater a manteiga (porque as gemas nem sempre são do mesmo tamanho e às vezes é necessário dar uma ajuda no ponto do creme).
Gosto de usar a manteiga Primor (seja com ou sem sal), é a minha preferida. Mas também uso por vezes a margarina Planta... usem a que mais gostarem.
O meu bolo ficou baixinho porque enganei-me na forma... usei uma de 26 cm de diâmetro em vez de usar a que 20 cm... fazer as coisas na correria dá nisto!


Vamos à receita

3 gemas
200g de açúcar triturado para ficar mais fino
250g de manteiga à temperatura ambiente
2 a 3 colheres de sopa de água bem quente
300g de bolacha maria
café forte qb
bolinhas coloridas qb (opcional)

Junte as gemas com o açúcar e bata com a batedeira até obter uma gemada bem fofa e esbranquiçada.
Junte a manteiga em pedaços e deixe bater até envolver tudo muito bem. Pode adicionar a água aos poucos e até ver que o creme está bem misturado e fácil de espalhar.
Passe bolachas pelo café, faça uma camada no prato (caso faça o bolo enformado, ponha primeiro uma camada de creme), cubra com uma camada de creme e repita o processo até terminar os ingredientes, sendo que a última camada deve ser de creme caso faça o bolo logo no prato.
Leve ao frigorífico até o momento de servir (pode servir simples ou decorado a gosto, neste caso usei bolinhas coloridas).

Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem o gosto na página de facebook e sigam também pelo instagram :) 

1 comentário:

  1. Que maravilha,....gosto muito de bolos de bolacha!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)