terça-feira, 19 de março de 2019

Papas de Farinha da Avó Mila


Hoje trago uma receita simples mas que adoro e me traz muitas boas memórias. A minha avó paterna fazia muito estas papas para os lanches e foi com ela que aprendi a fazer, sem receitas de quantidades... foi mesmo de ver e lá se ia aprendendo. Hoje que é dia do pai achei que nada seria melhor do que partilhar esta receita que aprendi com a mãe do meu pai <3 
É também uma receita que trago para o desafio "O mês do Dia da Mulher" que decorre pelo grupo Cantinho das Cozinheiras - temos o mês de março para partilhar receitas que aprendemos com mulheres importantes na nossa vida, começo com a minha avó paterna e depois trago uma receita da minha mãe :)


Só algumas notas: às vezes a minha avó usava metade leite e metade água (era uma forma de poupar leite! - os tempos eram difíceis); estas papas de farinha são preparadas da mesma forma que as papas de maizena mas a minha avó usava farinha normal porque assim também se poupava: a farinha havia sempre em casa, já a maizena não; podem usar outro tipo de farinha: torrada, maizena, de milho, de arroz ou de aveia... garanto que ficam boas na mesma :)

Vamos lá então à receita (rende uma taça média ou duas pequenas):

300 ml de leite
3 colheres de sopa de farinha
3 colheres de sopa de açúcar (podem colocar mais ou menos de acordo com o vosso gosto)
1 casquinha de limão
1 pau de canela
canela em pó para polvilhar

Num fervedor coloque o leite, a farinha e o açúcar e mexa bem até dissolver tudo.
Junte a casquinha de limão e o pau de canela e leve ao lume, sem parar de mexer até a mistura engrossar e ficar tipo um pudim (demora uns 10 a 15 minutos).
Verta numa taça (ou em duas tacinhas pequenas) e deixe arrefecer.
Polvilhe com canela em pó e sirva.


Apreciem ;)  e passem pela página de facebook do blog :) 

7 comentários:

  1. Que bom aspeto!!!! Vou fazer não tarda! :)

    ResponderEliminar
  2. Faz Mary, é tão simples e tão reconfortante :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Queria dizer lhe, que graças a esta receita, hoje não passei fome. Não tinha nada em casa, a bem ver, nem a quantidade de leite que colocou nos ingredientes eu tinha. Mas aí, vi a frase do poupar leite, e misturar água. A única coisa que me faltou foi a canela, mas com uma parte de leite e duas de água fiz a minha papa. Obrigada, hoje não passei fome graças a esta simples, mas deliciosa receita! Um bem haja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diva T :) tenho aqui um misto de emoções agora... obrigada pelo seu comentário e por ter conseguido ajudar com a partilha da minha receita. Tenho aqui o coração apertadinho pela sua situação :( você vive onde? Há muitos sítios onde podemos pedir alguns bens alimentares nestas situações mais difíceis... posso tentar ajudar caso viva aqui perto de mim, procurando sítios onde possa ir buscar ajuda ;) se quiser pode enviar-me um email para brunaric@gmail.com ou então procurar-me pelo facebook :)
      Beijinhos e muita força.

      Eliminar
  4. Não consigo comer comidas muito sólidas e decidi experimentar. Ficou mesmo delicioso, fica muito parecido com arroz doce mas com uma textura óptima! Muito obrigado por esta receita e que tenha tudo de bom <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sua visita e comentário, esta receita é muito simples mas tão boa. Pode experimentar com outras farinhas, acredito que fique igualmente delicioso.
      Beijinhos

      Eliminar

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)