quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Pudim de Claras com Cobertura de Doce de Ovos


Este ano não houve grandes festas de aniversário por aqui :( devido a esta situação da pandemia a festa foi só mesmo para nós cá em casa!
O meu pai faz anos em junho e este ano pediu um bolo de aniversário diferente: queria uma espécie de molotof que ele tanto gosta :) mas como é uma coisa que faço muito e há muito tempo, este ano decidi variar e em vez de lhe fazer o molotof tradicional de caramelo fiz este belíssimo pudim de claras <3 ficou lindo e muito bom mesmo.


Fiz este efeito tipo flor que se vê de cima colocando o doce de ovos com uma colher de sopa, depois fui deslizando para a frente e para trás a colher para o doce escorrer tanto para dentro do buraco como para fora... não acham lindo este efeito simples? E em bolos com cobertura de chocolate (ou outra) fica igualmente lindo ;) 



Vamos lá então às receitas:

Pudim de claras
16 claras de ovos
16 colheres de sopa de açúcar
sumo de meio limão
açúcar e manteiga qb
água qb

Ligue o forno a 150 ºC, lá dentro coloque um tabuleiro com água para cozer o pudim em banho maria.
Na taça da batedeira coloque as claras, bata em velocidade alta por uns 5 minutos.
Junte o sumo de limão e já adicionando o açúcar, colher de sopa a colher de sopa. 
Depois de terminar a adição de açúcar deixe bater por mais uns 2 a 3 minutos para dissolver bem todo o açúcar.
Coloque o merengue obtido numa forma de buraco que deve estar untada com manteiga e depois polvilhada com açúcar (como se fosse farinha no caso dos bolos).
Espalhe bem o merengue, bata três a quatro vezes com a forma em cima da bancada para retirar algumas bolhas de ar e alise a superfície.
Leve ao forno por 16 minutos (1 minuto por cada clara de ovo usada) - nunca abra o forno neste processo.
Desligue o forno e deixe fechado até estar completamente frio.
Depois disso pode retirar do forno e levar ao frigorífico para refrescar por umas horas.

Doce de ovos (cobertura)
400g de açúcar
400ml de água
16 gemas de ovo
canela em pó qb (opcional)

Num tachinho coloque o açúcar e a água, mexa para ajudar a dissolver e leve ao lume médio para ferver até reduzir para metade.
Entretanto coloque as gemas num coador de rede, fure-as com um garfo e deixe escorre para uma taça (não force este processo com a colher ou espátula, deixe escorrer naturalmente para que fiquem apenas as películas das gemas no coador - isto faz o doce de ovos ficar com menos gosto de ovo... há quem não goste do sabor mais acentuado das gemas! - mas é opcional).
Retire a calda do lume e deixe arrefecer até conseguir colocar o dedo sem se queimar.
Nessa altura junte as gemas (batidas ou passados pelo coador), misture bem e leve ao lume baixo mexendo sempre até a mistura engrossar.
Retire do lume, deixe arrefecer e leve ao frigorífico para refrescar.
Desenforme o pudim de claras: retire do frigorífico, coloque um prato de servir em cima e depois inverta e deixe cair sozinho.
Com uma colher de sopa vá pondo colheradas de doce de ovos sobre o pudim e depois polvilhe com canela em pó a gosto e sirva :)


Apreciem ;)
Sigam aqui o blogue, deixem o vosso gosto na página de facebook (estamos a caminhos dos 9000 gostos!) e sigam também pelo instagram (a caminho dos 500 seguidores!) :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)