quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Frango de Limonada

A receita para este frango vi no livro "A comida que vai mudar a sua vida" de Lillian Barros, ficou logo de olho na receita e depois vi os ingredientes - que até nem são complicados de arranjar, à parte a pasta de curcuma e pimentas, que também é receita do livro, mas que troquei por massa de pimentão. De resto, são ingredientes básicos, simples e que há em qualquer cozinha :) acrescentei depois a meu gosto mais alguns temperos, como o louro e o cravinho.
E digo-vos que este frango fica mesmo muito bom e o molho é uma delícia.
Para acompanhar acrescentei umas batatinhas para assar junto com o frango, mas isso é opcional e podem acompanhar como mais gostarem.

Vamos lá à receita (para umas 4 doses):

1 frango inteiro (pode ser caseiro ou do talho)
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de massa de pimentão
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
pimenta preta moída qb
6 cravinhos
1 folha de louro
2 limões (1 inteiro e o outro só o sumo)
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola
3 tomates maduros
2 cenouras
300g de batatinhas pequenas com pele
sal qb

Lave o frango, pode tirar a pele (a receita original dizia para retirar mas deixei ficar - não comemos a pele do frango mas manter faz com que o frango não fique tão seco ao assar) e coloque numa taça/alguidar.
Numa pequena tacinha misture: os alhos amassados, a massa de pimentão, vinagre balsâmico, a pimenta preta moída, uma colher de chá de sal fino e o sumo de um limão (a massa de pimentão já tem sal por isso cuidado com o sal que adiciona). Misture tudo muito bem, barre o frango muito bem com este molho (pode também colocar um pouco por dentro do frango). Coloque um limão inteiro dentro do frango, crescente os cravinhos e a folha de louro em cima do frango e deixe marinar por umas 3 a 4 horas.
Ligue o forno a 180 ºC.
Num pirex coloque a cebola em fatias, regue com o azeite e depois coloque o frango em cima junto com o molho que libertou.
Corte os tomates em quartos, as cenouras descascadas em rodelas grossas. Disponha, junto com as batatas, em redor do frango.
Leve ao forno até o frango estar bem assado e tostadinho e os legumes macios - vire o frango uma a duas vezes para assar de tostar dos dois lados.

Apreciem ;)
Sigam aqui o blogue, deixem o vosso gosto na página de facebook (estamos a caminho dos 9.000) e sigam também pelo instagram (a caminho dos 500) :)

1 comentário:

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)