segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Baguetes Caseiras (Pão Francês)


Cá por casa adoramos papossecos, mas temos as nossas preferências claro, e também gostamos de baguetes. Este pão que aqui partilho hoje é o mais parecido possível que consegui fazer até hoje com papossecos (mas sei que não é igual! É só parecido em termos de maciez da massa). Experimentei já umas 3 ou 4 receitas diferentes para fazer papossecos em casa e não consegui obter resultado lá muito bom, esta receita que aqui partilho agora foi a que obteve melhor aprovação e por isso é que decidi partilhar convosco :)



A receita vi neste canal que gosto muito: 
https://www.youtube.com/watch?v=5OeSc4_aHY4
Segui a receita à risca e obtive um bom resultado :) podem fazer os pães com este formato, podem fazer em bolinhas ou então um único pão grande... a massa é bem fofinha e o pão fica muito saboroso, apesar de ser tão simples! Dá trabalho, são muito pequenos passinhos, é verdade, mas o pão fica bem fofinho e saboroso :) 

Vamos lá à receita que ocorre em dois passos principais (rende 5 baguetes ou um pão médio):

Passo 1 - fermento
30g de farinha
6g de levedura seca (ou 12g de fermento de padeiro fresco)
5 colheres de sopa de água

Numa taça coloque os três ingredientes e misture bem com umas espátula.
Tape com um pano e depois com um a manta de deixe repousar em local morno por uns 20 a 30 minutos.

Passo 2 - massa do pão
massa feita no passo 1 (fermento)
300g de farinha
175 ml de água
1 colher de chá de sal fino
1 colher de chá de açúcar (opcional)
1 colher de sopa de banha (podem trocar por azeite ou óleo)

Depois do fermento ter levedado por 20 a 30 minutos junte na mesma taça a farinha, água, sal e açúcar.
Amasse tudo muito bem até a massa estar homogénea.
Coloque a massa numa superfície enfarinhada e sove a massa por uns 5 minutos (este passo é importante para a massa ficar macia) - pode ser necessário mais um pouco de farinha ou de água para dar o ponto da massa pois o tipo de farinha usada e se o tempo está seco ou húmido influenciam.
Coloque a massa na taça, tape com um pano e com uma manta e deixe descansar por 30 minutos.
Coloque a massa numa superfície, junte a banha, envolva na massa e sove mais 5 minutos.
Coloque a massa na taça, tape com um pano e com uma manta e deixe descansar por 30 minutos.
Divida a massa em 5 partes iguais (ou então molde um único pão), com as mãos abra cada parte num pequeno retangulo e depois enrole como se fosse uma pequena torta.
Coloque os rolinhos de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal, tape com um pano e com uma manta e deixe descansar por 30 minutos.
Volte a espalmar a massa e formar um pequeno retangulo, enrole novamente numa pequena torta, coloque os rolinhos de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal, tape com um pano e com uma manta e deixe descansar por 40 minutos.
Ligue o forno a 180 ºC, coloque um tabuleiro com água na parte de baixo do forno (ajuda a criar humidade e serve para o pão não ficar muito seco).
Salpique as baguetes com um pouco de água e depois leve ao forno por uns 15 a 20 minutos até estarem cozidas a seu gosto.


Apreciem ;)
Sigam aqui o blogue, deixem o vosso gosto na página de facebook (estamos a caminhos dos 9000 gostos!) e sigam também pelo instagram (a caminho dos 500 seguidores!) :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)