sexta-feira, 31 de julho de 2020

Bolo de Laranja e Aveia (sem glúten)


Cá vos trago o bolinho desta semana :) gostei bastante deste bolo, fica até bastante fofinho indo contra aquilo que achava: por levar aveia pensei que ficasse um bolo pesado... mas fica bem fofo (até demais!).
A receita vi neste canal: https://www.youtube.com/watch?v=W1oyffn79NM fiz duas pequenas adaptações: reduzi o açúcar para metade e não usei farinha de trigo mas sim maizena (para obter um bolo sem glúten).


No vídeo a Djenny faz o bolo no liquidificador, eu fiz com a amiga bimby :) ah, caso queiram saber: usei a forminha torta canelada d'A Metalúrgica (não é publicidade paga, não! É mesmo porque gosto das forminhas desta fábrica... para além de lindas, não são muito caras e ainda entregam via correio e bem rápido). Estou a juntar mais uns trocadinhos para encomendar mais formas de lá eheheheh
O meu bolo cresceu muito! Até saiu de fora da forma de tanto que cresceu ahahahah

Vamos lá à receita deste bolo (a minha chávena medidora é de 250 ml):

1 laranja com casca
1 laranja sem casca
1 chávena de chá de óleo
2 ovos
1 chávena de chá de açúcar
2 chávenas de chá de farinha de aveia (trituro os flocos na bimby)
1/2 chávena de chá de amido de milho
1 colher de sopa de fermento em pó

Ligue o forno a 180 ºC.
No copo da bimby, ou num liquidificador ou numa taça e triturar com a varinha mágica, coloque as laranjas em quartos (lave bem a que vai ficar com a casca), o óleo e os ovos. 
Triture por 1 minuto na velocidade 6.
Junte o açúcar e programe 3 minutos na velocidade 5.
Adicione as farinhas e o fermento em pó, envolva 15 segundos na velocidade 3 (caso use o liquidificador ou a varinha mágica, coloque a massa numa taça e depois junte as farinhas e fermento e envolva com uma espátula).
Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada (usei farinha de aveia neste caso), leve ao forno por 35 a 40 minutos (verifique se o bolo está cozido com o teste do palito).
Retire do forno, desenforme com cuidado porque este bolo fica bem fofo e depois delicie-se :)


Apreciem ;)
Sigam aqui o blogue, deixem o vosso gosto na página de facebook (estamos a caminhos dos 9000 gostos!) e sigam também pelo instagram (a caminho dos 500 seguidores!) :) 

1 comentário:

  1. Experimentei esta receita e adorei a textura! O sabor também está bom, está algo azedo (não sei se será da laranja que podia ter caroços e eu não reparei).
    Irei experimentar de novo! Obrigada

    ResponderEliminar

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)