quinta-feira, 28 de maio de 2020

Pataniscas de Ervilhas


Um destes dias vi uma senhora partilhar num grupo umas pataniscas de ervilhas (peço desculpa mas não me lembro do nome da senhora nem o grupo - ela colocou a receita como foto de uma página escrita à mão e não anotei o nome!). 
Gostei do aspeto mas quando olhei às quantidades da receita achei que levava muita farinha, então fiz umas alterações para ficar mais ao meu gosto ;) e também não coloquei alho francês que pedia para colocar porque não tinha em casa.
Nunca tinha feito pataniscas assim como estas que na verdade se fritam tipo panquecas... a massa fica bem espessa, azeite só para untar a frigideira e depois põem-se as colheres de massa tipo pequenas panquecas gordas e deixa-se fritar. Gostei da técnica. Ficam menos gordurosas mas também não ficam tão fofas como as pataniscas tradicionais. Acredito que feito no forno também fique bom, não experimentei mas a massa é grossa e deve ficar bem assada em vez de frita.
Para preparar a massa usam um liquidificador ou mixer. Usei a Bimby.

Vamos lá então à receita que fiz (rende entre 15 a 20 pataniscas, mas depende do tamanho que as fazem):

1 chávena de chá de ervilhas cozidas (a chávena é de 250 ml)
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 ovos
60 ml de leite
50g de queijo ralado
1+1/2 chávenas de chá de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
salsa e cebolinho fresco qb
sal e pimenta moída qb
azeite qb para untar a frigideira

No copo da bimby, ou liquidificador/mixer, colocar as ervilhas, cebola, alhos, ovos, leite e os temperos e triturar 30 segundos na velocidade 5 (velocidade média).
Juntar o queijo ralado, a farinha e o fermento em pó e misturar 15 segundos na velocidade 3 (velocidade baixa - pode ser necessário mais farinha ou mais leite para a massa não ficar tão líquida ou tão grossa - isto depende do tamanho dos ovos e do tipo de farinha usada).
Unte uma frigideira com um fio de azeite, leve ao lume para aquecer bem. Coloque colheradas de massa, achate um pouco (como se fosse uma pequena panqueca) e deixe fritar até estar dourado. Vire e deixe fritar até dourar o outro lado.
Repita até terminar a massa.


Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem gosto na página de facebook, sigam também no instagram :) 

1 comentário:

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)