quarta-feira, 10 de junho de 2020

Trifle de Alperce


Agora que andamos mais por casa temos mais tempo para dar voltas às coisas (e destralhar mais!). Fui dar uma arrumação na despensa e ver o que  estava a passar o prazo... fiquei surpresa, parece que andamos sempre em cima do assunto mas não... tinha algumas coisas já a terminar o prazo e nem tinha dado conta!
Para fazer esta sobremesa usei palitos la reine, leite creme de saqueta e leite meio gordo (que só uso para sobremesas) a terminar o prazo já este mês. 



Depois aproveitei para usar alguns alperces que estavam já madurinhos e quase a estragar ;) entretanto os alperces já se acabaram por cá... a fruta amadurece tão rápido, certo? Se quiserem fazer doce de alperce podem ver a receita que coloquei aqui na semana passada.
Nesta receita podem trocar os alperces por pêssegos, não podem é usar os alperces ou pêssegos crus... têm sempre de lhes dar uma cozinhada porque a fruta azeda neste tipo de sobremesa.
Ah podem também fazer um leite creme caseiro, fica bem melhor, mas eu tinha de usar o leite e as saquetas que tinha cá em casa.

Vamos lá à receita que fiz:

Leite creme
1 saqueta de leite creme
3 colheres de sopa de açúcar
800ml de leite meio gordo

Misture os ingredientes, leve ao lume médio mexendo sempre até a mistura engrossar bem.
Retiro lume e deixe arrefecer completamente.

Alperces cozinhados
12 alperces
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de vinho do porto
4 colheres de sopa de água

Lavar os alperces, abrir ao meio e retirar o caroço.
Coloque os alperces numa frigideira e adicione os outros ingredientes.
Leve ao lume baixo para ferver e cozinhar bem os alperces, estes vão começar a desfazer mas não há problema (para os virar e mexer use uma colher e tente não os partir).

Montagem
1 saqueta de palitos la reine (12 palitos)
canela em pó qb (opcional)

No fundo de um pirex coloque os palitos la reine, por cima faça uma camada com metade do molho de alperces e polvilhe com canela em pó a gosto.



Depois verta o leite creme morno para frio, alise bem e leve ao frigorífico para firmar um pouco.
Por fim distribua o restante molho de alperces (consegui que alguns alperces ficassem mais inteiros, mas se não conseguir não há problema) por cima do leite creme, polvilhe com canela em pó e sirva bem fresquinho.


Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem gosto na página de facebook, sigam também no instagram :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)