quarta-feira, 3 de junho de 2020

Doce de Alperce com Baunilha


Os meus pais têm três árvores de alperces. Este ano só duas é que deram fruta, mas deram muito... o problema: com esta coisa do confinamento não demos tantos, demos algumas caixas, mas muitos ficaram por cá e como não se dão químicos para evitar o bicho, a fruta estraga-se rápido!
Este ano decidi fazer então umas compotas destes frutos para aproveitar e depois oferecer no Natal ou noutras épocas :)
Já agora, como chamam a esta fruta? Alperces, damascos ou albricoques?! Cá em casa chamamos sempre de albricoque mas também conhecemos pelos outros nomes ;)
Usei baunilha para aromatizar este doce porque tenho cá em casa umas vagens que comprei no mercadona a preço barato, mas sei que por cá é caro por isso podem não usar a baunilha e substituir por 1 ou 2 paus de canela (se bem que o efeito das bolinhas de baunilha -  e o aroma - fica maravilhoso).
Atenção que este fruto é ácido, pelo que o doce também fica com um travo ligeiramente ácido... logo não ponham menos açúcar do que o que aqui indico ;)


Vamos lá à receita:

2 kg de alperces sem caroço (deixei ficar a pele)
1,5 kg de açúcar (dá 750g de açúcar por cada kg de fruta)
1 vagem de baunilha

Numa panela ou tacho coloque os alperces abertos ao meio e junte o açúcar. 
Abra a vagem de baunilha ao meio e raspe as sementes. Junte à fruta com o açúcar as sementes da baunilha e as duas metades da vagem. 
Envolva tudo com uma colher de pau e deixe a macerar por umas 4 horas (este passo ajuda a dissolver o açúcar e o alperce a libertar o seu sumo).
                         antes de macerar                             depois de macerar
Leve ao lume, inicialmente mais alto, e deixe ferver até reduzir o volume de líquido criado pelo fruta mexendo de vez em quando.
Reduza o lume e deixe cozinhar até estar na consistência de doce que mais gosta, mexa com frequência para não queimar (atenção que se deixar o doce muito líquido depois este não se conservará tão bem).
Esterilize frascos e tampas em água fervente por uns minutos. Escorra-os e seque.
Encha os frascos com o doce acabado de fazer (bem quente!), feche os frascos e inverta para criar vácuo até estar totalmente frio.
Conserve na dispensa e no frigorífico depois de aberto.
(os doces também podem ser congelados! Para tal coloque em taças de plástico, deixe arrefecer completamente e depois congele).

No dia em que fiz este doce comemos com pão de queijo ainda quentinho... hummmmm :P 
Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem gosto na página de facebook, sigam também no instagram :) 

1 comentário:

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)