quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Leite Creme


Mais uma receitinha doce, simples e que vem do livro de receitas base da Bimby :)

Lembro-me tão bem da primeira vez que fiz esta sobremesa para um jantar de amigos... todos adoraram e, na altura todos diziam menos bem da bimby, e quando lhes disse que a receita era da bimby e feita a 100% na mesma... ficou tudo de boca aberta! E até conquistei, nesse mesmo dia e sem esperar, uma amiga que ficou rendida à cremosidade deste leite creme :) e acabou por comprar a bimby mais tarde eheheheheheheh

É claro que esta receita pode, e deve, ser feita também por quem não tem bimby (ou outro robot de cozinha semelhante) sendo que a diferença é que terá de fazer tudo num tacho ou fervedor e estar sempre a mexer para que o leite creme não fique com grumos ;)

Para queimar o leite creme podem usar o ferro próprio, eu usei um maçarico de cozinha (comprei no Lidl) ou ainda podem colocar na função grill do vosso forno só para tostar por cima ;) era assim que fazia antes de ter o maçarico ;)

Bom, vamos à receita:

1 L de leite à temperatura ambiente (usei magro)
6 gemas de ovo
200g de açúcar aromatizado com baunilha (receita)
50g de amido de milho (maizena)
1 casquinha de limão
açúcar mascavado qb para polvilhar e queimar (pode ser outro açúcar)

No copo da bimby coloque todos os ingredientes excepto a casquinha de limão (e claro o açúcar mascavado que é só para queimar!) e triture 15 segundos na velocidade 3 e 1/2.
Adicone a casquinha de limão e programe 12 minutos, a 90 ºC na velocidade 2 e 1/2.
Transfira o leite creme para uma taça grande ou em tacinhas (foi o que fiz) e deixe arrefecer completamente (pode colocar no frigorífico ou não).
Antes de servir, polvilhe com açúcar mascavado a gosto e queime.

Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)