terça-feira, 28 de maio de 2019

Bolo de Chocolate com recheio e cobertura de Mousse de Amora


Ora este foi o meu bolinho de aniversário :) já não o consegui fotografar inteiro nem melhor!!! Mas o que importa é a intenção certo?
Então para a base do bolo usei uma receita de bolo de chocolate que já partilhei aqui com vocês, apenas agora coloco cacau em pó, e para o recheio e cobertura fiz uma espécie de mousse de amoras, usei natas em chantilly e doce das minha amoras :) ficou uma delícia.

Vamos lá à receita:

Bolo
4 ovos
2,5 chávenas de chá de farinha com fermento
2 chávenas de chá de açúcar
1/2 chávena de chá de chocolate em pó

1/2 chávena de chá de cacau em pó (o do Lidl é muito bom)
1 chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de leite quente
1 colher de chá de fermento em pó

Ligar o forno a 180 ºC.
Bater os ovos por 5 minutos.
Acrescentar o açúcar e continuar a bater mais uns minutos.
Adicionar o óleo e envolver.

Adicionar à massa a farinha, chocolate, cacau, fermento e o leite e envolver tudo muito bem (bato em velocidade baixa por 1 minuto e depois envolvo com a espátula).
Dividir a massa por 3 formas de 20 cm, untadas e enfarinhadas, e levar ao forno por 30 a 35 minutos (se for numa única forma o bolo demora mais tempo a cozer do que dividido em formas - verifiquem se os bolos estão cozidos com o teste do palito).

Depois das 3 camadas de bolo estarem cozidas, desenforme e deixe arrefecer completamente.

Recheio e Cobertura
2 pacotes de natas bem frescas (pelo menos 24 horas no frigorífico)
sumo de meio limão
4 colheres de sopa de açúcar em pó
150g de doce de amoras (receita ou podem fazer com 150g de amoras e 75g de acúcar e levar ao lume para cozinhar e desfazer bem, deixar arrefecer)

Numa taça colocar as natas e bater em velocidade elevada até começarem a ganhar consistência, adicionar o sumo de limão e continuar a bater.
Quando as natas estiverem a ficar bem firmes, reduzir a velocidade e adicionar o açúcar em pó e deixar bater para dissolver bem.
Juntar o doce de amora e envolver bem com uma espátula.

Montagem do bolo
leite qb para molhar o bolo

Coloque uma camada de bolo num prato, molhe o bolo com um pouco de leite, acrescente uma parte do recheio e espalhe bem. Cubra com outra parte de bolo, molhe com leite, coloque outra parte de recheio e por fim coloque a última camada de bolo que também deve molhar com um pouco de leite.
Cubra o bolo com o restante recheio e alise bem para fazer uma cobertura bonita. Decore a gosto e leve ao frigorífico por umas 2 a 3 horas antes de servir.

Nota: este bolo foi para servir em casa, se for para levar para fora aconselho a colocar umas 2 a 3 folhas de gelatina (demolhadas e depois derretidas) no recheio de chantilly e doce de amora para que fique mais firme e suporte bem o transporte.

Apreciem ;)
Sigam aqui o blog e deixem o vosso gosto na página de facebook :)

6 comentários:

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)