segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Cuscuzoca - Panqueca de Sêmola de Milho (sem gúten)


Ora muitas vezes queremos fugir ao habitual pão ao pequeno almoço... faço tapioca, crepioca e depois vi esta ideia de fazer cuscuzoca :) que na verdade é o mesmo que uma tapioca mas feita com sêmola de milho (mais acessível a todos).


É mais difícil de preparar porque se parte mais facilmente, mas sai muito mais em conta do que comprar tapioca e também é uma opção sem gluten ;) 
Vi vário vídeos no youtube e fiz várias tentativas até conseguir fazer bem esta cuscuzoca, não indico os vídeos pois acabei por fazer um pouco a minha receita.
Caso usem uma boa frigideira antiaderente não será necessário untar, uso um pouco de gordura (óleo de coco ou azeite porque não tenho uma boa frigideira antiaderente).
A cuscuzoca que partilho é na versão salgada, podem fazer uma versão doce :) 

Receita disponível em vídeo no canal no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=0vmDDUVz4bI

Vamos lá à receita (rende uma cuscuzoca média feita numa frigideira com 15 cm de diâmetro no fundo):

4 colheres de sopa de sêmola de milho
1 colher de sopa de polvilho doce (podem usar amido de milho ou fécula de batata)
4 colheres de sopa de água
1 pitada de sal fino
1 pitada de pimenta moída
1 noz de óleo de coco
1 fatia de queijo 

Numa taça coloque a sêmola de milho e o polvilho doce, junte a água, o sal e a pimenta, mexa e deixe repousar 5 minutos para hidratar. 
Coloque a frigideira ao lume, unte com o óleo de coco e deixe aquecer bem.
Espalhe na frigideira a mistura previamente preparada, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar 1 minuto (a cuscuzoca tem de cozinhar lentamente para não secar muito rápido).
Coloque a fatia de queijo sobre a massa, tape a frigideira com uma tampa (lume sempre no mínimo) e deixe cozinhar uns 3 minutos.
Destape, com uma espátula veja se consegue fechar a cuscuzoca em meia lua e deixe cozinhar mais 1 minuto de cada lado (cuidado ao virar para não partir).
Retire do lume e sirva.
Notas: é normal a cuscuzoca partir, rachar quando se dobra... é normal secar de mais também, isto com tempo e treino vamos fazendo sempre melhor e percebendo o nosso lume.


Apreciem ;) 
Sigam aqui o blogue, deixem o vosso gosto na página de facebook e sigam também pelo instagram :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)