segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Manteigas Saudáveis #7: Manteiga de Sementes de Abóbora


Há muito tempo que não vos trazia aqui uma "manteiga" vegetal.
Tinha muitas sementes de abóbora e decidi experimentar esta manteiga, não fica tão agradável como a de amendoim, amêndoa ou avelã... tem um travo um pouco mais amargo, que penso dever-se às peles das sementes. No entanto, para comer com uma bolachinha tipo maria, que tem algum açúcar, ou numa tostinha com um fio de mel, fica muito boa ;)
Para obter uma manteiga mais cremosa tive de adicionar um pouco de óleo de coco ao triturar as sementes, penso que podem usar outro óleo do vosso agrado, e também usei a bimby para o trabalho árduo de triturar as sementes - usem um robot de cozinha potente pois podem correr o risco de queimar um que seja mais fraquinho.

Vamos lá à receita que fiz:

2 chávenas de chá de sementes de abóbora
3 colheres de sopa de óleo de coco

Coloque as sementes num tabuleiro e leve ao forno para torrarem levemente (cerca de 15 minutos a 180 ºC - e é só para ajudar as sementes a libertarem algum óleo).
Coloque no copo da bimby (se for um robot de cozinha que não suporte calor, deixe as sementes arrefecerem primeiro!) e triture 1 minuto na velocidade 7.
Com a espátula baixe o que ficou nas paredes do copo, junte o óleo de coco e triture novamente 1 minuto na velocidade 7.
Baixe novamente o que ficou nas paredes do copo e vá triturando 1 minuto na velocidade 7 (ou superior) até obter a consistência que mais gostar, faça algumas paragens, de segundos, para evitar o esforço do robot de cozinha.
Verta a manteiga para um frasco e está pronta a usar (não precisa de ir para o frigorífico e com o tempo vai ficando o óleo na superfície do frasco, por isso tem de mexer a manteiga com uma colher sempre que queira usar).


Apreciem ;)
Sigam aqui o blogue, deixem o vosso gosto na página de facebook (já somos mais de 7.000 por lá!) e sigam também pelo instagram :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)