quinta-feira, 30 de abril de 2020

Pastéis/Bolinhos de Arroz


Mais uma receitinha que vi no canal da Bruna Paula, podem ver o vídeo dela aqui https://www.youtube.com/watch?v=wJ1soDKi7VM
Achei a ideia muito boa para quando se tem arroz cozido de sobra, é uma boa forma de o aproveitar (mas tem de ser arroz sem grandes temperos, tipo arroz branco ou frito mas sem muito tempero).
Cá em Portugal não é tão comum fazermos pastéis (ou bolinhos, como mais gostarem de chamar) de arroz - pelo menos aqui por casa não. Mas no Brasil acho que é muito comum, vejo sempre em diferentes vídeos fazerem bolinhos de arroz :) então lá decidi experimentar... opinião? Adorei!!! Adoramos todos aqui por casa :) são uma delícia e a grande dificuldade é mesmo comer só um ou dois.


Vamos lá à receita que fiz (rende uns 20 pastéis, dependendo do tamanho que fazem - uso chávenas medidoras de 250 ml):

2 chávenas de chá de arroz cozido
1/2 chávena de chá de queijo ralado
1/2 chávena de chá de leite
1/2 chávena de chá de amido de milho (maizena)
1/2 chávena de chá de farinha
2 ovos 
salsa fresca picada qb
1 colher de sopa de fermento em pó
sal qb
óleo para fritar

Numa taça coloque todos os ingredientes e envolva até obter uma massa bem misturada (o tamanho dos ovos e da chávena utilizada pode influenciar a massa - se esta estiver muito mole, acrescente mais um pouco de farinha; se estiver muito seca, acrescente mais um pouco de leite).
Coloque óleo numa frigideira e leve ao lume para aquecer.
Quando o óleo estiver quente, forme pastéis com a ajuda de duas colheres de sopa, fazendo quenelles como se faz para os pasteis de bacalhau, e frite até estarem bem douradinhos. Retire e deixe a escorrer sobre uma rede.
Repita até terminar toda a massa e depois delicie-se :)


Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem gosto na página de facebook, sigam também no instagram :) 

1 comentário:

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)