quarta-feira, 8 de maio de 2019

Lasanha de Atum e Queijo Quark com Courgette


Uma lasanha diferente do que estou habituada a fazer, vi num folheto do Aldi e decidi experimentar. Podem ver a receita aqui: https://www.aldi.pt/receitas/receita-da-semana/Lasanha-de-atum-quark-curgete.html e já agora o Aldi tem um canal no youtube - eu e a publicidade gratuita... mas enfim, gosto de partilhar o que acho bom ;) - vão procurar e subscrevam porque lá eles colocam os vídeos com as receitas.
Não usei todos os temperos que refere na receita original, como por exemplo o piri-piri (usei só pimenta moída normal), molho pesto porque não tinha e nem me lembrei de comprar ou de fazer e por fim as azeitonas que tinha eram das pretas e sem recheio e foi as que usei.

Vamos lá à receita desta lasanha:

1 kg de courgettes
sal qb
500g de queijo quark magro
3 latas de atum em água
1 colher de sopa de mostarda
2 dentes de alho esmagado
300g de cebola picada
azeite qb
1 folha de louro
400g de tomate em pedaços (usei uma caixinha da Guloso)
pimenta caiena moída qb
250g de queijo mozzarella ralado
70g de azeitonas pretas

Comece por preparar as courgettes: lave bem, corte os dois topos e depois fatie não muito fino (usei o cortador da Borner para fatias grossas). 
Disponha numa travessa e tempere com sal, vá fazendo camadas de fatias de courgette e sal e deixe repousar por 1 hora para que a água da courgette saia.
Escorra bem as fatias de courgette, coloque um fio de azeite numa frigideira e grelhe as fatias de courgette até estarem douradas dos dois lados e reserve (estas fatias de courgette vão ser as folhas da nossa lasanha).
Para o recheio, misture o queijo quark numa taça com o atum escorrido, tempere com o alho esmagado, a mostarda, um pouco de pimenta caiena moída e sal a gosto (cuidado com o sal, o meu recheio ficou salgadinho!). Misture tudo muito bem e reserve.
Numa frigideira (pode usar a mesmas das courgettes) coloque um fio de azeite, a cebola picada, a folha de louro e um pouco de sal.
Leve ao lume para deixar refogar bem.
Adicione o tomate, mexa e deixe cozinhar uns 5 minutos e reserve.
Montagem da lasanha: coloque num pirex uma camada com metade das fatias de courgette, espalhe o recheio de atum e depois coloque as restantes fatias de courgette por cima.
Regue com o molho de tomate, disponhas as azeitonas e polvilhe com o queijo ralado.
Leve ao forno a 180 ºC até gratinar bem por cima.


Apreciem ;) sigam aqui o blog e deixem o vosso gosto na página de facebook do blog :) 

1 comentário:

  1. Linda e deliciosa lasanha!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)