terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Macarons de Limão


Já tinha tentado fazer macarons... mas foram parar ao lixo!!! Não ficaram mesmo nada bons, aliás nem sequer ficaram bem feitos quanto mais bons :(

Mas não desisti!!!
Procurei receitas e mais receitas, vi muitos vídeos para tirar algumas dúvidas e lá tentei novamente ;)
Desta vez correu melhor, apesar de ainda não estarem perfeitos eheheheheheh mas já ficaram com aspeto de macarons e saborosos ;)

Nem estão mesmo a ver a minha felicidade quando, ao fim de uns minutos, olhei para o forno e vi que os macarons estavam a ficar com aquela crosta típica na base :) até dei pulos de felicidade ahahahahah (a sério!!!)


A receita que fiz foi tirada do blog Fernanda vous contemple du haut de la Tour Eiffel, podem ver o link da receita original aqui: http://fernandanafranca.blogspot.pt/2012/10/macarons-receita-com-passo-passo.html

Para fazer os macarons usei um tapete de silicone próprio, que encomendei pelo ebay a um preço muito em conta (menos de 3€!!!):

Podem encomendar aqui: http://www.ebay.com/itm/30-cavity-Silicone-Pastry-Cake-Macaron-Pad-Macaroon-Oven-Baking-Mould-Sheet-Mat-/361739664429?hash=item54395d3c2d:g:XAYAAOSw8w1X4mFA

Mas também podem fazer os macarons sobre papel vegetal ;)

Bom, vamos à receita (por favor coloquem as quantidades certas pois a pastelaria francesa é muito rigorosa!):

65g de claras de ovo (mais ou menos 2 claras)
45g de açúcar
75g farinha de amêndoa
105g de açúcar em pó
1 pitada de corante amarelo em gel (opcional - se não usar fica com uma massa branca)

Triture a farinha de amêndoas e o açúcar em pó com um robot de cozinha (usei a bimby). O objetivo é obter um pó bem fino. Passe a mistura por um coador e reserve.
Num recipiente coloque as claras de ovo e bata até estarem em castelo.
Acrescente o açúcar e deixe bater até que este se dissolva.
Enquando estiver a bater as claras com o açúcar, se desejar, acrescente uma pitada de corante.
A massa dos macarons está no ponto  quando ao parar a batedeira se forma um bico (tipo merengue) nas varas da batedeira.
Acrescente metade da mistura de farinha de amêndoas e açúcar em pó. Misturar de maneira bem delicada. Vá misturando, quando a primeira metade da mistura em pó já estiver misturada, acrescente a segunda metade e continue.
Coloque metade da massa num saco de pasteleiro, com um bico liso e sobre o tapete de silicone ou papel vegetal (dentro de um tabuleiro) forme bolinhas de mais ou menos 2cm de diâmetro (se necessário bata com o tabuleiro em cima da bancada para saírem as bolhas de ar da massa).
Leve ao forno pré-aquecido, entre 130°C e 150°C. O tempo no forno varia, a “regra” é 12 minutos, abrindo o forno no meio para deixar sair a humidade. 
Os macarons estão prontos quando a parte de cima estiver dura e brilhante e a parte debaixo com o “colarzinho” típico.
Tire do forno e deixe arrefecer completamente. 
Descole os macarons, forme pares e recheie a gosto colocando uma colherzinha de recheio numa metade de um macaron e cole a outra. Usei Curd de Limão (receita) para o recheio.
Coloque numa travessa e deixe repousar pelo menos 24 horas no frigorífico (podem comer logo mas dizem que os macarons sabem melhor de um dia para o outro!).


Apreciem ;) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)