quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Compota de Limão (receita Bimby)


Esta compota de limão já fiz há algum tempo e esqueci-me completamente de partilhar a receita convosco! Aproveitei uma altura de muitos limões cá por casa e fiz várias doses desta receita, lembrei-me novamente desta compota agora porque o limoeiro está outra vez carregadinho... que bom :) 
Adoro limão mas aviso desde já que esta compota é bem forte, pelo que aconselho só mesmo a quem é fã a sério de limão ;) acho que fica lindamente com queijos, principalmente se for o chèvre. A receita desta compota fiz na bimby e vi aqui: http://abimbycadecasa.blogspot.com/2011/01/compota-de-limao.html. Caso não tenham robot de cozinha, fazem num tacho.

Vamos lá então à receita:

cerca de 1 kg de limões (800g depois de limpo)
800g de água
açúcar em quantidade suficiente (ver mais à frente na receita a quantidade)

Comece por preparar os limões: com os despelador de batatas/cenouras retirar a parte amarela da casca dos limões e reservar, tirar todas as parte brancas e jogar fora, cortar os limões em quartos e tirar os caroços.
Colocar as peles, polpa e algum sumo que posso ter resultado do corte dos limões no copo da bimby, juntar a água e programar 1 hora, a 100 ºC na velocidade colher inversa.
Retirar os limões cozinhados, passar por um coador e espremer bem para obter o máximo de líquido possível.
Pesar o líquido obtido, colocar no copo e juntar igual peso de açúcar. Programar 45 minutos, na temperatura varoma e na velocidade colher inversa (retire o copinho medidor da tampa e coloque o cesto - deixa evaporar mais o líquido e evita os salpicos).
Coloque a compota em frascos esterilizados (fervo-os por uns minutos, escorro e encho logo com doce), feche bem a tampa e inverta até arrefecer para criar vácuo.

Apreciem ;) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)