sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Lentilhas com Argolas de Pota Frita e "Maionese" de Abacate


Ontem partilhei convosco o molho de abacate, a falsa maionese, e hoje partilho a salada que fiz para comer com o molho. A junção de ingredientes é diferente e tem um motivo: este foi mais um desafio do grupo Cantinho das Cozinheiras :) o desafio da Caixa Mistério e a Patrícia Elísio escolheu como ingredientes desta caixa o abacate, as lulas (usei pota mas podia ser) e as lentilhas!!! Que trio mais estranho... tínhamos de usar 2 destes 3 ingredientes mas desta vez decidi usar os 3!!! - não foi fácil...
Achei a junção destes ingredientes bem difícil e até pensei em não usar um dos ingredientes: é que não gosto muito de lulas!!! E estava a custar-me muito comprar um coisa que não aprecio... ainda por cima as lulas são caras!!! No passado fim de semana apanhei uma promoção no continente e lá comprei umas argolas de pota (sempre é mais barata e saborosa) e lá inventei esta receita.
Usei lentilhas laranja pela primeira vez - tinha aqui 1 kg que trouxe das férias de verão à Turquia... e pasmem-se: custaram menos de 0,20€ o pacotão de 1 kg!!!. Normalmente uso as verdes ou castanhas que custam mais a cozer, estas laranja cozem super rápido e achei que cozeram até demais e estavam a desfazer... no entanto, a comidinha pode não ter ficado com um aspeto lindo mas até que estava bom (pelo menos foi o que em disseram e eu também gostei).


Vamos lá à receita:

Para o molho
meia receita desta "maionese" de abacate

Para as lentilhas
1 chávena de chá de lentilhas laranja
3 chávenas de chá de água fervente (usei o jarro elétrico)
1 colher de chá de sal
2 cravinhos
1 malagueta
1 folha de louro

Coloque os ingredientes todos num tacho e leve ao lume para cozer entre 5 a 10 minutos (cuidado para não cozer demais as lentilhas).
Depois de cozidas, escorra bem a água e reserve.

Para a pota
200g de argolas de pota
1 cebola em rodelas finas
1 dente de alho
azeite, sal e pimenta caiena e coentros frescos picados a gosto

Numa frigideira coloque a cebola, o alho picado e o azeite e frite até estar tudo dourado.
Acrescente as argolas de pota, deixe cozinhar uns 5 minutos e mexendo para envolver bem.
Tempere com sal e pimenta caiena a gosto.
Junte as lentilhas cozidas e envolva tudo.
Coloque no prato a mistura das lentilhas com a pota, polvilhe com coentros frescos picados a gosto e sirva com uma boa porção da "maionese" de abacate.

Comi esta salada quente, num dia, e fria, no dia seguinte, e gostei de ambas as formas :)


Apreciem ;) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)