quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Raia Alhada... à Moda de Olhão


Não sei se conhecem esta forma de cozinhar a raia, mas aqui na minha terrinha faz-se assim... e é um prato muito apreciado pelas gentes daqui e também dos que vêm de fora e provam ;)

Agora que tenho estado de férias, tenho tido mais tempo para fazer estas comidinhas e registar para partilhar aqui convosco. O meu 'forte' (isto é: o meu maior gosto) é fazer sobremesas e não tenho partilhado muitas receitas de pratos salgados por aqui... estou a tentar mudar isso ;)

Para tirara uma ideia de como se fazia, sim porque eu nunca tinha feito... é sempre a mãezinha que faz este tipo de comidas! Mas queria ser eu a fazer e fui pesquisar para ter uma ideia e juntar também aquilo que a minha mãe me disse ;) tirei uma ideia daqui: http://aapf.pt/raia-alhada-a-moda-de-olhao/

Bom, vamos lá à receita que fiz:

4 postas de raia (cerca de 400 g - podem usar fresca ou congelada, esta última têm de deixar descongelar primeiro)
6 dentes de alho
1 folha de louro
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre
sal qb
batata cozida e feijão verde cozido a gosto (podem usar os legumes que quiserem, usei este porque era o que tinha e apetecia)
azeite qb para temperar

Lavar muito bem a raia, salgar e deixar assim por umas 2 horas.
Levar um tacho ao lume com água, colocar os dentes de alho pisados com a faca (pode deixar ficar a pele que depois sai), a folha de louro, o azeite e o vinagre.
Quando começar a ferver colocar a raia que deve ser lavada novamente.
Deixar cozinhar por uns 20 minutos (depende também do tamanho das postas de raia, se achar que precisa deixar mais tempo, então deixe ficar a cozinhar 30 minutos).
Retire a raia para um prato de servir (coloque também uns alhos no prato - por cá gostamos de os comer também!), junte as batatas e o feijão verde cozidos, regue com um fio de azeite e está pronto a servir.


Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)