terça-feira, 29 de agosto de 2017

Frittata de Pimento e Chouriço


Neste mês de agosto é o mês do pimento no blog da Marta, o Intrusa na Cozinha. Podem ver mais sobre como participar neste desafio aqui.
Fonte: https://intrusanacozinha.blogspot.pt/2017/08/agosto-e-mes-de.html

Vou ser bem sincera, não sou grande fã de pimento (verdade!) - sofro um pouco de indigestão quando o consumo! - mas gosto de acompanhar uma bela sardinha assada com uma salada de pimentos assados (depois sofro, mas antes sabe-me bem eheheh). E, por norma, é assim que consumo o pimento: assado! Para variar e poder participar neste desafio da Marta decidi fazer então uma coisa diferente com pimento. Numa busca rápida em revistas que tenho cá em casa encontrei uma receita de uma frittata (coisa que nunca tinha feito!) e que levava pimento... então ficou decidido que iria experimentar :)
A receita original (fiz pequenas adaptações) vi na revista Continente Magazine de agosto de 2014.

Ficou muito boa, para primeira vez não ficou nada mal ;), e só tenho pena é de ter desaparecido logo (estávamos com fome!) e não ter tirado uma foto a uma fatia.

Bom, vamos lá é receita que fiz:

6 batatas médias (a receita original dizia 12!!!)
1 cebola
1 pimento vermelho
1/2 chouriço corrente (ou outro a seu gosto)
8 ovos
sal, pimenta moída e orégãos qb
azeite qb
4 colheres de sopa de queijo ralado (usei queijo da ilha)

Comece por colocar as batatas, como pele, num tacho, cubra com água e leve ao lume para cozerem até estarem fáceis de espetar um garfo mas que não se estejam a desfazer.
Escorra a água das batatas, deixe-as arrefecer um pouco. Retire a pele e corte em rodelas de mais ou menos 1 cm de espessura. Reserve.
Numa frigideira que dê para ir ao forno coloque a cebola cortada em rodelas, o pimento também em rodelas e um pouco de azeite. Refogue por uns 5 minutos.
Junte o chouriço picado grosseiramente e deixe refogar por mais 5 minutos.
Retire o refogado da frigideira e reserve.
Na mesma frigideira coloque as batatas dispondo-as de forma a cobrir todo o fundo (se necessário faça camadas de batata), verta a mistura de pimento sobre as batatas.
Numa taça coloque os ovos, o sal a pimenta moída e os orégãos a gosto, bata bem com um garfo e verta o preparado sobre a batata e pimentos que estão na frigideira.
Leve a cozinhar em lume brando por 12 minutos (vai ver que as laterais estão a cozinhar e no centro está ainda cru).
Retire do lume, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno, com a parte do grill ligada, a cerca de 180 ºC até o queijo estar bem tostado. E está pronto a servir :)

Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)