sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Tarte de Amêndoa e Gila

 
 
Esta receita foi adaptada da revista TeleCulinária Gold nº113 de fevereiro de 2015.
 
Sabem, é daquelas receitas que olhamos e ficamos a salivar... eheheheheh
 
Fiquei logo de olho nela e coloquei-a na prateleira, junto às receitas que tenho para experimentar.
 
Um truque: quando tenho algum tempo, dou uma vista de olhos em revistas, livros ou blogs à procura de receitas que me encham as medidas ;) depois coloco-as todas juntas num sítio que determinei como as receitas para experimentar... quando houver oportunidade experimento a ver se sai bem e se é apreciada pelos da casa (só depois é que fica apta para levar a festas ;))

 
Bom, cá vai a receita:
 
1) Massa quebrada (pode ser de compra, mas recuso-me a comprar desde que tenho a bimby!!!)
150g farinha
65g manteiga
35g água
1 c.café de sal
1 c.café de açúcar
 
Colocar tudo no copo da bimby, programar 15seg./vel6.
Retire, faça uma bola e deixe repousar 15 minutos.
Estender a massa numa superfície enfarinhada, colocar numa tarteira (untada e enfarinhada ou forrada com papel vegetal), retirar o excesso e picar a massa do fundo com um garfo.
 
Nota: pode fazer mesmo sem o robot de cozinha ;) e esta receita (metade da que está no livro base da bimby) dá para uma tarteira média.
 
 
2) Recheio
350g de doce de gila (ver aqui como fazer em casa)
150g de amêndoa moída (usei com pele)
100g de açúcar
6 ovos
1 c.chá de canela em pó
açúcar em pó para polvilhar (opcional)
 
Numa tigela misture muito bem os ovos com o açúcar, adicione depois a amêndoa moída, o doce de gila e a canela em pó.
Verta na tarteira e leve ao forno para cozer a 175ºC cerca de 45 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer completamente e polvilhe com açúcar em pó.
 
Apreciem ;)
 
PS: cá por casa falou-se logo em fazer umas destas para oferecer no Natal!!! Fica a dica ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)