terça-feira, 2 de abril de 2019

Folar de Nutella


Mais uma receitinha para um desafio do grupo Cantinho das Cozinheiras :) desta vez é o "Desafio em Volta do Mundo" e o tema é a Páscoa e o país escolhido foi o nosso belo Portugal :) 


Podemos escolher receitas de folar (doce ou salgado), cabrito, amêndoas e ovos de chocolate. Para já excluo o cabrito (não suporto nem o cheiro quanto mais o sabor!) e fico só com os doces eheheheh começo pelos folares que aqui na minha zona são sempre doces (aliás nunca comi nem fiz folar salgado, quem sabe se não me aventuro numa receita desse tipo). Gostava ainda de experimentar fazer uns ovos de chocolate mas ainda não encontrei as forminhas.

A receita para fazer este folar encontrei aqui: 
fiz a massa tal como diz, acrescentando um pouco de canela em pó, erva doce em pó e raspinha de limão, e mudei o recheio: tinha nutella em casa, um frasco médio já aberto e que ia estragar (sim... estava aberto desde antes do natal... ou o usava agora ou era dizer adeus). A receita é para fazer na bimby, mas na verdade é só mesmo para amassar... por isso se não tiverem, façam a massa à mão ;)

Vamos lá à receita que fiz (rende dois folares médios/pequenos ou então um bem grande mesmo):

200g de leite
90g de manteiga
90g de açúcar
15g de levedura seca (ou 30g de fermento de padeiro fresco)
600g de farinha (uso sempre tipo 65)
1 colher de café de canela em pó
1 colher de erva doce em pó
raspa de meio limão pequeno
1 ovo
1 pitada de sal 
Nutella para o recheio (usei um frasco de 350g para dois folares)

No copo da bimby coloque o leite, a manteiga, o açúcar e a levedura seca e programe 2 minutos, a 37 ºC e na velocidade 2 (sem bimby: junte o leite com a manteiga e aqueça até esta última derreter, junte o açúcar e a levedura seca e mexa bem).
Adicione a farinha, a canela em pó, a erva doce em pó, a raspa de limão, o ovo e a pitada de sal e programe 3 minutos na velocidade espiga.
(sem bimby: adicione todos os ingredientes numa taça grande e amasse até obter uma massa bem homogénea).
Deixe a massa repousar, bem tapada e num local morno para levedar por 1 hora.
Divida a massa em duas partes (se quiser fazer os dois folares) e estique numa superfície enfarinhada até obter um retângulo bem grande.
Aqueça a nutella uns segundos no microondas e espalhe metade sobre a massa.
Enrole como se fosse uma torta, e corte a massa ao meio no sentido do comprimento maior, faça uma espécie de torcido/trança com a massa e por fim feche num caracol (podem ver lá em cima o link original com as imagens do passo a passo, ajuda muito).
Leve o folar ao forno pré-aquecido a 180 ºC por uns 30 minutos.


Apreciem ;) e não deixem de passar pela página de facebook do blog :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)