sexta-feira, 5 de abril de 2019

Chaputa Estufada com Batatas


É raro por aqui este tipo de pratos, gosto muito de fazer sobremesas, snacks para os lanches e as comidas salgados que aqui partilho são as que faço mais para mim ou então para festas. Não costumo partilhar assim os pratos mais comuns e simples, até porque na maior parte das vezes faço comidinha só para mim. Mas quando estou de férias costumo fazer o almoço para todos, às vezes o jantar também - assim a minha mãe descansa desta parte, ela trabalha muitas horas por dia e é um miminho que lhe faço quando estou com mais tempo livre :)
Aqui costumamos comprar muito chaputa (não conheço por outro nome), na maior parte das vezes fresca e algumas vezes da já congelada. Gosto deste peixe e sabe-me bem frito mas não se pode comer sempre fritos... sempre cozido simples também já estamos enjoados... então decidi experimentar a fazer tipo guisado mas em branco (sem o tomate) e até correu bem :)

Vamos lá à receita que fiz (para 2 pessoas):

1 cebola grande (ou duas mais pequenas)
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite qb
4 batatas médias
mix de pimentas moídas qb (opcional)
4 postas de chaputa (sem a pele) temperadas com um pouco de sal pelo menos 1 hora 
água qb

Corte a cebola em rodelas e coloque num tacho, junte os alhos picadinhos, a folha de louro e um fio bem generoso de azeite. Leve ao lume para refogar uns minutos.
Descasque as batatas e corte em rodelas grossas e disponha sobre a cebola frita e tempere com um pouco de pimenta moída. 
Junte as postas de chaputa (sacuda um pouco do sal) e adicione água (coloquei até tapar as batatas e apenas metade do peixe). Deixe cozinhar por uns 15 a 20 minutos em lume brando e o tacho semi-tapado.


Apreciem ;) e passem pela página de facebook do blog :) 

2 comentários:

  1. Desconhecia esse peixe!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Olha é muito comum aqui no Algarve, pode até ter outro nome mas realmente não sei dizer.

    ResponderEliminar

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)