sexta-feira, 12 de abril de 2019

Folar de Maçã e Canela


Tenho andado a falhar aqui com as receitas, perdoem-me mas tenho tido uns dias muito cansativos e cheios de trabalho (papelada, papelada, papelada...). Agora lá tenho uma pausa de uma semana para recuperar :) e como falta pouco para a Páscoa parece-me que as próximas receitas vão ser todas dedicadas a este tema eheheh
Fiz este folar usando a receita da massa do Folar de Nutella que partilhei há uns dias atrás. Com este folar também estou a participar no "Desafio à volta do Mundo" do grupo Cantinho das Cozinheiras.



Esta receita rende dois folares de tamanho médio/pequeno ou então um único folar grande, podem fazer a massa na Bimby ou à mão:

200g de leite
90g de manteiga
90g de açúcar
15g de levedura seca (ou 30g de fermento de padeiro fresco)
600g de farinha (uso sempre tipo 65)
1 colher de café de canela em pó
1 colher de erva doce em pó
raspa de meio limão pequeno
1 ovo
1 pitada de sal 
Para o recheio: manteiga derretida, canela em pó e açúcar amarelo qb; 4 maçãs

No copo da bimby coloque o leite, a manteiga, o açúcar e a levedura seca e programe 2 minutos, a 37 ºC e na velocidade 2 (sem bimby: junte o leite com a manteiga e aqueça até esta última derreter, junte o açúcar e a levedura seca e mexa bem).
Adicione a farinha, a canela em pó, a erva doce em pó, a raspa de limão, o ovo e a pitada de sal e programe 3 minutos na velocidade espiga.
(sem bimby: adicione todos os ingredientes numa taça grande e amasse até obter uma massa bem homogénea).
Deixe a massa repousar, bem tapada e num local morno para levedar por 1 hora.
Ligue o forno a 180 ºC.
Divida a massa em duas partes (se quiser fazer os dois folares) e estique numa superfície enfarinhada até obter um retângulo bem grande.
Pincele toda superfície da massa com manteiga derretida, polvilhe com canela em pó a gosto e um pouco de açúcar amarelo (é opcional, se quiser o folar menos doce então não ponha o açúcar).
Lave as maçãs, retire-lhes o caroço, corte em quadradinhos e espalhe pela massa. 
Enrole tipo torta e depois enrole novamente para formar um caracol, coloque o folar num tacho/forma de alumínio untada e enfarinhada, polvilhe com um pouco de açúcar amarelo e tape (com a tampa do tacho ou com folha de alumínio).
Leve ao forno por uns 30 a 40 minutos (a meio destape para a massa dourar).


Apreciem ;) e deixem o vosso gosto na página de facebook do blog :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)