quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Costas com Doce de Gila


Há uns bons tempos atrás publiquei aqui a receita das Costas de massa simples. No entanto, lembro-me de ter escrito que se podem colocar recheios :) o que mais gostamos aqui por casa é mesmo o doce de gila :) mas também pode ser com chocolate ou na versão salgada existe à venda com torresmos!

Hoje partilho convosco a minha versão de costas com doce de gila, cuja diferença para a versão simples é só a de que retiro o açúcar quase todo da massa (o doce de gila já é bem doce).
A massa fiz na bimby porque acho prático (ela mistura e amassa que é uma maravilha) e uso a massa base de pão da própria, mas podem fazer à mão sem problema. O doce de gila é a minha receita já bem antiga e que podem ver aqui.

Vamos lá então à receita que fiz e que dá para umas 10 costas (de acordo com o tamanho que façam):

Massa de Pão (livro base da bimby)
250g de leite
25g de margarina
5g de sal
10g de açúcar
5g de levedura seca (ou 10g de fermento de padeiro fresco)
500g de farinha sem fermento

No copo da bimby coloque o leite, margarina, açúcar, sal e fermento e programe 1 minuto e 30 segundos a 37 ºC na velocidade 2.
Adicionar a farinha e programar 2 minutos na velocidade espiga.

Massa das Costas
1 receita de massa de pão
50g de açúcar amarelo
50g de gorduras derretidas (usei 25g de azeite e 25g de banha de porco)
raspa de meio limão
1 colher de chá de canela em pó
doce de gila qb

Com a massa de pão ainda no copo da bimby adicionar todos os restantes ingredientes e programar 2 minutos na velocidade espiga para amassar e  envolver bem os ingredientes.
Deixar levedar por 1 hora.

Molde bolinhas de massa, recheie com doce de gila a gosto e molde uma costa em formato de paposseco (ou seja, com duas pontas bicudas), coloque numa tabuleiro enfarinhado (deixe espaço entre cada costa porque ainda vão crescer) e leve ao forno para cozer a 175 ºC por mais ou menos uns 15/20 minutos.

Agora é só devorar :) por cá desaparecem num instante eheheh e ainda vos deixo a dica: podem embrulhar em folha de alumínio e congelar as que sobrarem para comerem noutra altura ;)


Apreciem ;)