quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Pudim de Cuajada e Açafrão


Para entrar em grande neste mês de agosto nada melhor do que uma sobremesa pouco doce, fresquinha e muito fácil de fazer :)
Este pudim foi feito para participar no 5º desafio mensal do grupo O Refúgio da FussionCook! em que tínhamos de fazer um pudim, doce ou salgado, onde o ingrediente obrigatório era o açafrão.


Ora eu tinha cá em casa um açafrão em filamentos que trouxe da Turquia nas últimas férias de verão e ainda não o tinha usado! Foi muito bem escolhido este ingrediente :)


Vamos lá então à receita deste pudim fresco que fiz na bimby mas deixo também indicações para fazerem sem a bimby:

1 L de leite (usei meio gordo)
3 envelopes de cuajada (1 caixa traz 4 e compro no Mercadona)
8 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de açafrão em filamentos
1 pau de canela
1 estrela de anis
3 cravinhos

Colocar todos os ingredientes no copo da bimby e programar 15 minutos, a 90 ºC e na velocidade 2 e 1/2 (sem bimby: coloque todos os ingredientes num tacho, mexa bem para envolver tudo e leve ao lume por 15 minutos mexendo sempre uma vara de arames até a mistura engrossar).
Passe uma forma por água (usei uma de plástico mas podem usar outra qualquer), coe a mistura do pudim para dentro da forma (é para retirar os filamentos do açafrão e as restantes especiarias), deixe arrefecer e leve ao frigorífico até solidificar.
Para desenformar descole as laterais do pudim (e o meio, caso use uma forma de buraco) e depois coloque o prato de servir sobre a forma e inverta.
Sirva o pudim bem fresquinho.


Apreciem ;)
Sigam aqui o blog, deixem o vosso gosto na página de facebook e sigam também no instagram.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)