segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Panquecas com canela, gengibre, cardamomo e... farinha de grão!!!

 

E este fim de semana começou com um pedido inesperado... um amigo do meu pai pediu-lhe para me pedir uma receita (sim, recebo pedidos através dos amigos do meu pai!!!): panquecas!!!

Ora passei-lhe a receita para ele levar e depois fiquei com vontade de fazer... e ainda por cima tinha cá por casa uma farinha nova para experimentar: farinha de grão, que comprei na vizinha Espanha. Ainda vou a Espanha, mais propriamente Ayamonte (ao Mercadona), comprar algumas coisas e atestar o depósito do carro... ainda compensa, mas é óbvio que há que saber fazer as compras, nem tudo é mais barato e como em tudo na vida, há que saber escolher.

Bom, voltemos às panquecas :) as da foto foram feitas com farinha de grão, canela, gengibre em pó e cardamomo... mas podem fazer como quiserem: farinha normal, integral, de espelta, arroz, aveia, amêndoa... enfim, um sem fim de possibilidades. E também podem adicionar os 'temperos' ao vosso gosto: limão, laranja, fruta (banana, mirtilos), etc.... é só dar largas à imaginação :)

Ficam ótimas para o pequeno almoço ou para um lanche.

Aqui vos deixo a receita base que uso sempre, e que retirei de um livrinho daqueles de receitas que vinha com a revista Activa (este intitula-se 30 receitas em 30 minutos: crepes e panquecas):

160g de farinha
30g açúcar
2 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
1,5 dl de leite
0,5 dl de água

Junte o leite, a água e a manteiga e aqueça até a manteiga derreter (aqui uso o micro-ondas).
Numa tigela misture a farinha e o açúcar, adicione depois os 2 ovos batidos e os restantes líquidos. Bata tudo com uma vara de arames (não podem ficar grumos na massa) e deixe repousar 30 minutos.
Para cozinhar as panquecas utilize uma frigideira antiaderente pequena: coloque uma noz de manteiga e deixe derreter, vá colocando porções de massa e deixe cozinhar de ambos os lados (uso uma conha da sopa para medir a massa). Repita o processo até terminar toda a massa.
Sirva as panquecas acompanhadas com canela, mel e frutos secos, compotas a gosto, iogurte, etc...

PS: esta receita dá-me para 8 panquecas... vai depender da quantidade de massa que colocam na frigideira e também do tamanho da mesma.

Apreciem :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)