terça-feira, 29 de setembro de 2015

Calda de Pimentos Vermelhos


Sempre que chega o Verão a minha mãe pede logo para que se deixem os pimentos ficar nos pimenteiros a avermelhar... quase que não consigo apanhar um verde!!!

Ela aproveita para fazer calda de pimentão para usar ao longo do ano nos cozinhados cá de casa.

Ora o Verão chegou ao fim mas ainda por cá apareceram uns pimentos vermelhos vindos da horta, e acho que não são os últimos! Ainda está  calor pelo Algarve e os pimenteiros estão carregados!!! Ou seja, esta não foi a última calda de pimentos a ser feita por cá!!!

Desta vez quis aprender como se faz :) e aqui vos deixo as indicações de como foi feita esta calda de pimentos vermelhos, que também chamamos de calda de pimentão!

Pimentos vermelhos (a quantidade que desejar)
Sal grosso
Água
Azeite

Lave os pimentos, abra-os ao meio e tire todas as sementes. Coloque uma camada de pimentos num escorredor e polvilhe com sal de forma generosa. Repita outra camada de pimentos, outra de sal... até terminar os pimentos. Deixe repousar de uma dia para o outro (ou seja, 24h).
Os pimentos vão ficar como que cozidos do sal (ficam com aspeto murcho) e libertam água (que deve depois deitar fora - é uma espécie de salmoura que não deve ser aproveitada).
Coloque os pimentos num tacho/panela, coloque um pouco de àgua (até cobrir) e leve a cozer 20 minutos. Escorra a àgua e triture tudo! Coloque em taças ou em frascos esterilizados e regue com um pouco de azeite (ajuda a conservar e evita que crie bolor) e guarde no frio.

Está pronto! Agora é só ir usando para temperar carnes ou para colocar (em quantidades pequenas por causa do sal) nalguns pratos onde fique bem o gosto do pimento.

Dicas:
- cozemos os pimentos na Bimby e reduzimos a puré com a ajuda da maquineta (por ser mais prático)
- costumamos congelar, por isso colocamos a calda em taças de plástico ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)