segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Doce de Amora


Este ano a nossa amoreira está a dar muito mais amoras do que nos anos anteriores. A árvore não é muito antiga, penso que deve ter uns 7/8 anos e começou a dar amoras há uns 3/4 anos, por isso este ano é o ano que está a dar fruta a sério :)
Temo-nos regalado a comer amoras frescas, também já demos algumas mas mesmo assim não consigo seguimos comer tudo! Vou congelando para mais tarde fazer batidos e sumos ou até molho para sobremesas ;)
Decidi experimentar fazer doce, de forma muito simples, para podermos continuar a aproveitar as nossas amoras por mais tempo (acho que ainda terei de repetir está receita para oferecer uns frasquinhos de compota no Natal!).

Vamos lá à receita que fiz:

1 kg de amoras (frescas ou congeladas)
500g de açúcar
1 casquinha de limão
1 pau de canela

Num tacho colocar todos os ingredientes, mexer bem para envolver tudo é deixar repousar de 30 minutos a 1 hora (este passo é para permitir que a fruta liberte água e seja depois mais fácil cozinhar o doce - se não quiserem fazer não há problema, eu faço sempre porque já me habituei e não faço doce sem este passo!).
Leve a mistura ao lume médio e vá mexendo de vez em quando.
Quando a mistura começar a secar, reduza o lume e mexa com mais frequência até atingir o ponto desejado (por aqui não gostamos das compotas muito moles, por isso deixo sempre apurar bem).
Podem consumir logo, guardar numa taça no frigorífico para irem comendo ou colocar em frascos esterilizados, fechados e invertidos até arrefecerem (depois é só guardar na dispensa).


Ps: as compotas também podem ser congeladas! Deixei uma taça de plástico com este doce no congelador para fazer cheesecake, quando quero basta tirar e esperar uns minutos que está pronto a usar.

Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)