quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Doce de Ameixa Vermelha com Vinho do Porto


À semelhança do ano passado, este ano houve por aqui muitas ameixas.
Esta receita que partilho hoje foi feita o ano passado (e só agora partilho... credo!!!). A versão de doce deste ano foi feita com moscatel em vez do vinho do porto e digo-vos já que ficou muito bom :)
Podem fazer a troca à vontade ou então podem mesmo não colocar sequer o vinho... na verdade o álcool acaba por evaporar ao cozinhar mas acho que dá um gostinho bom ao doce ;)

Vamos lá à receita:

1 kg de polpa de ameixa (podem usar com ou sem pele - se deixarem ficar a pele aconselho a triturarem a polpa de ameixa antes de iniciar o doce)
500g de acúcar
1 cálice de vinho do porto
1 casca de limão
1 pau de canela

Num tacho coloque todos os ingredientes, mexa tudo muito bem e deixe repousar por 1 hora (esta parte é para o açúcar derreter e a ameixa libertar a sua água - é opcional, gosto de fazer mas podem não fazer este passo).
Coloque o tacho ao lume e vá mexendo de vez em quando. Quando o doce começar a apurar e a ficar mais seco tem de se mexer com mais frequência, até estar na consistência desejada.
Assim que desligar o lume coloque o doce em frascos esterilizados, feche-os bem e inverta-os até estarem frios (isto ajuda a criar vácuo nos frascos e conserva o doce por mais tempo).
Ou podem colocar numa tacinha e comer assim que estiver morno/frio :)


Apreciem ;)

2 comentários:

  1. Faz este doce na bimby?? Pode partilhar a receita??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia :) não faço na bimby, faço no tacho porque acho que fica mais apurado e gosto mais so resultado (gostos!). Mas para fazer na bimby usa a mesma receita que está aqui, as mesmas quantidades, depois programe a bimby como se estivesse a fazer marmelada ;) obterá o mesmo resultado :)
      Obrigada pela visita e comentário, beijinho.

      Eliminar

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)