terça-feira, 8 de novembro de 2016

Sonhos de Natal


E mais uma receita de Natal... sim porque vendo bem as coisas mesmo agora estamos na época ;) e tenho de ir testando receitas para chegar ao dia 14 de dezembro e já ter tudinho orientado, principalmente os doce ahahahahahahah

Estes sonhos já estão na lista do dia 24 ;) ficaram ótimos e ainda por cima fazem-se bem rápido e com a ajuda da 'amiga' Bimby :) sim, a receita é do livro de receitas base da Bimby!!!
Claro que se não têm a maquineta podem, e devem!, fazer a receita porque é mesmo muito simples e boa.


Sempre fiquei muito frustrada por não conseguir fazer sonhos que ficassem grandes e cozinhados por dentro! Pois bem, estes ficam e ainda descobri o truque para isso acontecer, para além da receita ser boa: devemos tirar pequenas colheradas de massa (entre meia a uma colher de sopa de massa) e devemos fritar a massa em óleo médio e nunca muito quente... descobri que se o fizermos em óleo muito quente a massa frita demasiado rápido, endurece por fora e a massa que fica no interior não consegue abrir e crescer para fazer então o sonho grande (na verdade é como se os sonhos fossem rebentando e crescendo dentro da frigideira).
Bom, pelo menos acho que este é o truque ;)

Vamos lá à receita destes maravilhosos sonhos:

170g de farinha
250g de água
50g de margarina
1 colher de sopa de banha
1 pitada de sal
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
4 ovos
Óleo para fritar
açúcar e canela em pó qb para envolver os sonhos

No copo da bimby (ou outro robot de cozinha) coloque a água, margarina, banha, sal, açúcar e programe 7 minutos a 100 °C na velocidade 1.
Adicione a farinha de uma só vez e o fermento e programe 15 segundos na velocidade 4.
Retire a tampa e o copo da base da bimby e deixe em cima da bancada a arrefecer por uns 15 minutos.
Para dentro de uma taça parta os ovos e bata com um garfo.
Volte a colocar o copo na base da bimby, coloque a tampa sem o pequeno copo medidor.
Programe 15 segundos na velocidade 4 e vá adicionando os ovos batidos pelo bocal da tampa.
Deixe a massa repousar uns 15 minutos.
Leve um frigideira com óleo ao lume médio e vá colocando pequenas porções de massa a fritar (enre meia a uma colher de sopa de massa). Vá virando a massa para que frite de forma igual e para que os sonhos abram e fiquem grandes.
Coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura e passe-os, ainda quentinhos, por açúcar e canela em pó.


Apreciem ;)