sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Hambúrgueres de Feijão Preto


E já estamos a 1 de setembro! E como sempre no dia de cada mês, é dia do desafio "Dia Um... Na Cozinha!" podem aderir a este grupo de facebook aqui para poderem participar nestes desafios ;)

Nesta 52ª Edição deste desafio o tema foi HAMBÚRGUER, é óbvio que teria de ser um hambúrguer caseiro (nem fazia sentido se não o fosse) e salgado. Ora eu já tinha uma receita de hambúrguer debaixo de olho há algum tempo... basicamente desde que comprei a revista Continente Magazine de Janeiro de 2016 (há tanto tempo!!!)... e por isso mesmo esta foi a oportunidade perfeita para poder participar, pela segunda vez, neste desafio :)

Optei por fazer um hambúrguer sem carne/peixe, apesar de não ser vegan porque leva ovo e queijo, achando ser uma boa alternativa para quem quer cortar um pouco na proteína animal.
Adorámos o resultado! Apesar de ser um hambúrguer de feijão e servido no pão, achei que ia ficar muito cheia ou enfartada por conta dos hidratos de carbono presentes, foram devorados num ápice de até lambemos os dedos eheheheh


Fiz a receita com algumas adaptações (nomeadamente no tipo de pimento que usei, nos temperos e na quantidade de pão ralado usada), servi com uma bela fatia de queijo mozzarella, tal como sugeria na revista, e ainda sobre uma deliciosa cama de cebola caramelizada (para a cebola tirei a ideia daqui).

Vamos lá à receita:

Hambúrgueres
1 lata grande de feijão preto cozido (cerca de 500 g depois de escorrido)
3 colheres de sopa de cebola picada finamente
2 dentes de alho picados finamente
2 colheres de sopa de pimento amarelo picadinho (pode usar de outra cor à sua escolha)
2 ovos
10 colheres de sopa de pão ralado
raspa de meio limão
sal e pimenta moída a gosto
azeite para fritar qb
1 queijo mozzarella para finalizar o hambúrguer

Escorra bem os feijões e coloque numa taça. Esmague com a ajuda de um esmagador de batatas (ou outro utensílio que dê para esmagar).
Adicione todos os outros ingredientes e misture tudo muito bem (misturei mesmo com as mãos mas pode usar uma colher para esse trabalho).
Molde 6 hambúrgueres com a massa obtida (a receita original dizia 4, mas achei que iam ficar muito grandes e fiz um pouco mais pequenos - veja como prefere) - moldei mesmo à mão. Coloque sobre uma tábua coberta com película aderente, leve ao congelador para os hambúrgueres ficarem bem durinhos (deixei de um dia para o outro).
Aqui estão os meus hambúrgueres depois de congelados:



Para fritar, retire os hambúrgueres do congelador por 15 minutos (se quiser guardar alguns é só embrulhar em película aderente e deixar no congelador) e frite-os numa frigideira anti-aderente com azeite quente cerca de 5 minutos de cada lado.
Quando virar o hambúrguer, coloque uma fatia de queijo mozzarella por cima do lado já frito, tape a frigideira com uma tampa para o queijo derreter.

Cebola Caramelizada
1 cebola
sumo de limão qb
sal e azeite qb
2 colheres de soap de açúcar amarelo (o mascavado é melhor, mas não tinha!)

Descasque a cebola, corte ao meio e depois cada metade corte em fatias não muito grossas.
Coloque um pequeno (mesmo!) fio de azeite num tacho e leve ao lume.
Adicione a cebola e o sal e deixe fritar por uns 5 minutos, mexendo de vez em quando.
Junte o açúcar e o sumo de limão (usei meio limão), mexa e deixe cozinhar em lume baixo por uns 20 minutos. Vá mexendo para que a cebola não queime.

Para servir torre levemente os pães de hambúrguer, coloque uma pequena camada de cebola caramelizada sobre a base do pão, coloque o hambúrguer por cima, cubra com a tampa do pão e devore :)

Vai uma dentada?!


Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)