segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Ovos Verdes


Ora aqui vos trago uma ideia que nunca tinha feito antes, já tinha visto muitas vezes fazerem este tipo de ovos em concursos de culinária mas nunca me tinha sentido tentada a experimentar :) até que andei a dar uma vista de olhos pelos livrinhos de culinária da minha mãe (nem imaginam a coleção!) e encontrei a receita que hoje partilho.
Esta receita vi num livrinho que vinha com a revista Activa cujo tema é " Cozinhar com Ovos - As melhores receitas dia a dia". Este petisco é ótimo para servir como entradinha (estes fiz para experimentarmos em casa mas acho que vou fazer para surpreender num jantar de amigos) ou também como forma de acompanhamento de um prato.

Só uma pequena nota: sobrou metade do recheio que fiz com as gemas, as ervas e o bechamel. Não deitem fora, usem como paté para comer com tostinhas ou pão torrado ;) 

Vamos lá à receita:

6 ovos para cozer
8 colheres de sopa de molho bechamel (podem usar de compra ou fazer em casa)*
6 pés de salsa picadinha
6 pés de tomilho (folhas)
20 raminhos de cebolinho picadinho (usem menos se os vossos raminhos forem grandes)
sal e pimenta preta moída qb
2 ovos para panar
pão ralado qb para panar
óleo para fritar

Comece por cozer os ovos por uns 10 minutos (a gema tem de ficar bem cozida). Deixe arrefecer completamente para poder descascar.
Cortar os ovos ao meio, com cuidado retirar a gema. Misturar as gemas numa taça com o molho bechamel e os temperos e esmagar bem com um garfo até obter uma espécie de paté.
Rechear as claras com este paté, com cuidado unir as metades (sem partir as claras) e unir as pontas com palitos para evitar que os ovos abram.
Passe os ovos por ovo batido e pão ralado, repita o processo para panar os ovos duas vezes (como me sobrou ovo batido panei três vezes para garantir que os ovos não abriam ao fritar e deixei ficar os palitos, tirando-os só depois de fritar).
Frite os ovos em óleo quente, virando com frequência, até estarem douradinhos e depois estão prontos a servir a surpreender :) 

* O molho bechamel fiz em casa: levar 1 colher de sopa de manteiga (ou margarina) num tacho a lume médio até derreter, juntar 2 colheres de sopa de farinha e mexer bem, juntar 2 colheres de sopa de leite e dissolver bem a farinha, juntar mais 8 colheres de sopa de leite e mexer até engrossar. Temperar a gosto com sal e noz moscada.


Apreciem ;) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)