segunda-feira, 5 de março de 2018

Arroz de Atum


Cá por casa gostamos muito de arroz de pato mas nem sempre temos pato caseiro para fazer (sim, podemos comprar mas não é a mesma coisa... pois não?!).. E também convém variar e não fazer sempre o mesmo tipo de prato ;)
Por exemplo esta receita de arroz de pato dá para fazer com frango, fica uma delícia, e desta vez adaptei para fazer com atum. Ando sempre a inventar ihihihih
Podem achar que  chouriço por cima não combina, e obviamente que depende do gosto de cada um e é opcional, mas por aqui gostamos muito de chouriço assado/grelhado e decidi colocar tal como na receita do arroz de pato ;)

Vamos lá à receita deste arroz de atum:


2 copos de arroz agulha vaporizado
4 copos de água
3 latas de atum (usei atum de conserva em água)
1 cebola
4 dentes de alho
4 tomates
2 chouriços correntes (isto é, uma embalagem com as duas chouriças: uma inteira e outra picada na picadora 1, 2, 3 ou outro robot de cozinha) - opcional
1 folha de louro
sal, pimenta moída e azeite qb

Num tacho coloque a cebola picada, os dentes de alho picados, a folha de louro e um fio de azeite.Leve ao lume para refogar e até a cebola estar dourada.Acrescente o tomate sem pele e em pedaços. Deixe refogar por uns 10 minutos mexendo.Adicione o atum desfiado e o chouriço corrente previamente picado na picadora, refogue por mais 10 minutos mexendo com frequência.Tempere com sal e pimenta moída a gosto.Coloque no pirex de ir ao forno (aquele em que vai apresentar o arroz) e leve ao forno a 175 ºC por 30 minutos, abrindo o forno de 10 em 10 minutos para mexer.


Entretanto noutro tacho coloque a água, tempere com um pouco de sal e leve ao lume (tapado) até levantar fervura.Quando a água estiver a ferver, adicione o arroz, mexa e deixe cozer com o tacho destapado, até toda a água ter evaporado (mexa de vez em quando).
Misture o arroz com o atum que esteve a tostar no forno. Envolva bem.Disponha o outro chouriço corrente em rodelas por cima do arroz e leve ao forno a 175 ºC para tostar (cerca de 30 minutos é suficiente já que o forno já está quente).



Apreciem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)