terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Cheesecake de Frutos Vermelhos (no forno)


Esta cheesecake foi a primeira que fiz e fiz para a festa de aniversário da minha mãe (que já foi a meio de janeiro!).

Há cheesecakes que não vão ao forno, são na verdade semifrios, e depois há estas como a que fiz que vão ao forno... dão um pouco mais de trabalho, ficam com uma textuta diferente e bem cremosa ;)


A ideia tirei daqui: http://www.lifeloveandsugar.com/2016/08/01/lemon-cheesecake/

Segui a receita à risca (achei que o creme sabia muito a limão, pelo que devia ter posto menos do que o que diz na receita original!), para fazer o recheio usei queijo quark  20 % M.G. da marca Milbona do Lidl em vez de queijo creme e para a cobertura de frutos vermelhos usei uma mistura de morangos, amoras e mirtilos congelados que comprei no verão (sim, compro a fruta na época dela e depois guardo no congelador para poder usar nestas alturas!).

Bom, vamos à receita:

Base
300g de bolacha maria
115g de margarina derretida
3 colheres de sopa de açúcar

Comece por triturar a bolacha maria de forma a que fiquei em farinha (usei a bimby mas podem usar a varinha mágica ou um liquidificador - ou ainda fazer à mão esmagando com um copo ou rolo de cozinha).
Adicione o açúcar e a margarina e amasse até obter uma massa com textura de areia molhada (ao apertar uma porção de massa esta terá de aguentar a forma -  se não acontecer, junte mais um pouco de margarina!).
Forre o fundo de uma forma de fundo amovível (usei uma de 24 cm de diâmetro) com papel vegetal.
Espalhe a massa de bolacha pela forma cobrindo todo o fundo e cerca de 1 a 2 cm de altura nas laterais. Pressione a massa com as mãos para que adira bem à forma.
Leve ao forno a 175 ºC (pré-aquecido) por 10 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer completamente.

Recheio
680g de queijo quark 20% M.G.
1 chávena de chá de açúcar
3 colheres de sopa de farinha sem fermento
1 chávena de chá de iogurte grego magro (ou outro da sua preferência)
4 ovos
3 colheres de sopa de sumo de limão
raspa de meio limão

Pré-aqueça o forno a 150 ºC, coloque um tabuleiro com água pois a cheesecake coze em banho-maria.
Na taça da batedeira coloque o queijo, açúcar e farinha e bata numa velocidade baixa só para envolver bem e dissolver o açúcar (1 a 2 minutos).
Adicione o iogurte, o sumo e raspa de limão e bata mais 1 minuto sempre na velocidade baixa até a massa estar homogénea.
Adicione os ovos, um de cada vez e mantenha a batedeira na velocidade baixa.
Verta este preparado sobre a massa de bolacha (que deve estar já fria), embrulhe bem a forma em papel de alumínio para que não entre água na cheesecake e leve ao forno para cozer por 65 minutos (se vir que colocou pouca água no tabuleiro, adicione mais mas nunca deve entrar água na forma da cheesecake!).
Quanto o tempo acabar, desligue o forno e deixe a cheesecake arrefecer lá dentro com a porta fechada por 15 minutos.
Ao fim deste tempo abra um pouco a porta do forno mas deixe a cheesecake lá dentro por mais 20 minutos (este processo é para evitar que a cheesecake rache!).
Retire do forno e deixe repousar mais uns 15 minutos e prepare a cobertura.

Cobertura
400g de frutos vermelhos (usei congelados)
200g de açúcar

Num tacho coloque os frutos vermelhos e o açúcar, envolva e deixe que os frutos descongelem por cerca de 30 minutos (só para criar água).
Leve ao lume para que os frutos cozam e se desfaçam, vá mexendo para não queimar. A mistura estará pronta quando não contiver mais água.
Retire do lume e deixe arrefecer completamente.
Espalhe sobre a cheesecake e leve ao frigorífico por algumas horas antes de servir.
Desenforme e sirva bem frio.


Apreciem ;)