Ora cá venho eu com mais um docinho :) desta vez trago umas bolachas deliciosas, com ou sem cobertura ficam muito boas. Claro que com a cobertura ficam muito mais giras e também um pouco mais docinhas eheheh
A receita vi no canal da Francielle Nogueira, ela partilhou a receita o ano passado mas como não consegui fazer nessa altura, guardei a receita e decidi agora testar e aproveitar para participar num passatempo do grupo Cantinho das Cozinheiras <3
Para além de muito boas estas bolachinhas também são perfeitas para fazerem de presente/miminho neste Natal <3
Vamos lá então à receita (rende cerca de 20 bolachas - usei chávenas medidoras de 250ml):
Bolachas
6 colheres de sopa de manteiga à temperatura ambiente
1/4 de chávena de chá de açúcar mascavado
1 gema de ovo
1/3de chávena de chá de melaço
1 + 1/2 chávena de chá de farinha
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/4 colher de chá de noz moscada em pó
1/4 colher de chá de cravinho em pó2 folhas de papel vegetal
Na taça da batedeira (ou à mão numa taça e com vara de arames) colocar a manteiga e o açúcar e bater por uns 5 minutos em velocidade média para alta até obter um creme bem fofinho.
Adicionar a gema de ovo e o melaço e bater por mais uns 2 a 3 minutos em velocidade média para envolver muito bem.
Retirar da batedeira, adicionar a farinha, o bicarbonato e os temperos em pó, com a ajuda de uma colher de pau envolver muito bem até obter uma massa sem grumos.
A massa fica um pouco grudenta, é normal... mas se achar que está mesmo muito mole pode sempre adicionar um pouco mais de farinha.
Colocar a massa numa folha de papel vegetal, cobrir com a outra folha de papel vegetal e abrir com o rolo da massa (a espessura fica ao seu gosto - mais grossa e as bolachas ficam mais fofas e macias; mais fina e as bolachas ficam mais crocantes). Levar a massa entre as folhas de papel vegetal ao frigorífico por 30 minutos (ou no congelador por 15 minutos) - a massa fica mais rija e mais fácil de cortar.
Ligue o forno a 180 ºC.
Corte as bolachas com cortantes alusivos ao natal: bonecos, pinheiros, estrelas, sinos, corações, etc. Com a massa das aparas do corte das bolachas repita o processo de esticar a massa, levar ao frio e depois cortar (é um processo demorado e chato mas esta massa requer este trabalho).
Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal, leve ao forno por uns 10 minutos.
Retire do forno e deixe as bolachas arrefecer completamente antes de retirar do tabuleiro.
Glacé e decoração
1 clara de ovo
1 pitada de sal fino
150g de açúcar em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
pérolas e missangas coloridas qb (opcional)
Bater a clara com a pitada de sal até estar em castelo.
Adicione a baunilha e o açúcar em pó, bata só mesmo para misturar bem (pode ser com a batedeira, uns segundos, ou à mão com uma vara de arames).
Coloque o glacé num saco de pasteleiro e use a sua imaginação para decorar as bolachinhas :) é importante saber que tem de deixar o glacé secar totalmente para poder guardar as bolachas.
Apreciem ;)
Sigam aqui o blogue, deixem o vosso gosto na página de facebook e sigam também pelo instagram :)