sexta-feira, 9 de março de 2018
Bolo Simples de Baunilha
Ao ver um vídeo no youtube encontrei um canal que mostrava uma receita de pão-de-ló fofinho de liquidificador!!! Fiquei logo curiosa e fui ver a receita. Pareceu-me boa e simples :) decidi aqui dar outro nome ao bolo porque para mim um pão-de-ló não deve levar gordura (a receita original leva óleo) ou leite na massa (como a receita é de origem brasileira, presumo que por lá considerem pão-de-ló outra coisa).
Depois em vez de fazer o bolo no liquidificador, fiz na bimby, adaptei a receita também nas quantidades, mas podem fazer no liquidificador se assim o preferirem ;)
A receita adaptei daqui:
https://www.youtube.com/watch?v=jYe4LQZtMSs&t=0s&list=LLh6eO0y0vOUDHT9Q4HlzvQA&index=75
Agora vamos à receita que fiz:
4 ovos
1 chávena de chá de leite morno
1 chávena de chá de açúcar aromatizado com baunilha (receita) - ou açúcar simples
1+1/2 chávenas de chá de farinha com fermento
1/2 chávena de chá de farinha custard de baunilha (podem usar amido de milho se não encontrarem a custard mas o bolo não vai ficar tão saboroso!)
1 colher de chá de fermento
No copo da bimby (ou liquidificador) colocar os ovos, leite e açúcar e programar 5 minutos, velocidade 4 a 37ºC.
Adicionar as farinhas e o fermento e envolver 15 segundos na velocidade 3.
Colocar a massa numa forma untada e enfarinha e levar a cozer no forno a 175 ºC por 30 a 40 minutos (depende do forno - faça sempre o teste do palito para ter a certeza que o bolo está cozido).
Retire do forno e desenforme.
Agora é só devorarem :)
Apreciem ;)
quarta-feira, 7 de março de 2018
Tzatziki: Molho de Queijo Fresco, Iogurte e Pepino
Ai há uns tempos encontrei no Aldi, por indicação de uma colega, um molho grego super saboroso: Tzatziki. Adorei, devorei o pequeno balde de 500 g!!!! Comi na salada, à colher mesmo e em sandes!!!
Vi a listagem de ingredientes do rótulo e, como tinha gostado muito do molho, decidi tentar fazer em casa :) e assim sai esta receita que acaba por ser a minha versão deste molho.
Vamos lá à receita que fiz:
200g de queijo fresco de barrar (daquele tipo philadelphia - usei o do aldi)
1 iogurte natural
5 pepinos em pickles (os famosos cornichons - comprei no aldi)
1 dente de alho
sumo de meio limão (pequeno)
sal, coentros em pó e pimenta preta moída a gosto
Numa taça coloque o queijo, bata bem para o tornar macio e adicione o iogurte. Envolva bem e reserve.
Pique os pepinos em cubinhos pequenos, pique o dente de alho o mais finamente possível (usei o espremedor de alhos). Adicione estes dois ingredientes à mistura de queijo e iogurte e envolva muito bem.
Tempere com o sumo de limão, o sal, os coentros em pó e a pimenta moída a gosto. Envolva bem e tem o molho pronto a servir.
Usei como tempero de uma salada de folhas verdes... uma delícia!!!
Apreciem ;)
segunda-feira, 5 de março de 2018
Arroz de Atum
Cá por casa gostamos muito de arroz de pato mas nem sempre temos pato caseiro para fazer (sim, podemos comprar mas não é a mesma coisa... pois não?!).. E também convém variar e não fazer sempre o mesmo tipo de prato ;)
Por exemplo esta receita de arroz de pato dá para fazer com frango, fica uma delícia, e desta vez adaptei para fazer com atum. Ando sempre a inventar ihihihih
Podem achar que chouriço por cima não combina, e obviamente que depende do gosto de cada um e é opcional, mas por aqui gostamos muito de chouriço assado/grelhado e decidi colocar tal como na receita do arroz de pato ;)
Vamos lá à receita deste arroz de atum:
2 copos de arroz agulha vaporizado
4 copos de água
3 latas de atum (usei atum de conserva em água)
1 cebola
4 dentes de alho
4 tomates
2 chouriços correntes (isto é, uma embalagem com as duas chouriças: uma inteira e outra picada na picadora 1, 2, 3 ou outro robot de cozinha) - opcional
1 folha de louro
sal, pimenta moída e azeite qb
Num tacho coloque a cebola picada, os dentes de alho picados, a folha de louro e um fio de azeite.Leve ao lume para refogar e até a cebola estar dourada.Acrescente o tomate sem pele e em pedaços. Deixe refogar por uns 10 minutos mexendo.Adicione o atum desfiado e o chouriço corrente previamente picado na picadora, refogue por mais 10 minutos mexendo com frequência.Tempere com sal e pimenta moída a gosto.Coloque no pirex de ir ao forno (aquele em que vai apresentar o arroz) e leve ao forno a 175 ºC por 30 minutos, abrindo o forno de 10 em 10 minutos para mexer.
Entretanto noutro tacho coloque a água, tempere com um pouco de sal e leve ao lume (tapado) até levantar fervura.Quando a água estiver a ferver, adicione o arroz, mexa e deixe cozer com o tacho destapado, até toda a água ter evaporado (mexa de vez em quando).
Misture o arroz com o atum que esteve a tostar no forno. Envolva bem.Disponha o outro chouriço corrente em rodelas por cima do arroz e leve ao forno a 175 ºC para tostar (cerca de 30 minutos é suficiente já que o forno já está quente).
Apreciem ;)
quinta-feira, 1 de março de 2018
Waffles de Maçã e Especiarias
A-do-roooooo waffles :)
Tinha optado por não comprar uma máquina de waffles, e tinha umas formas de silicone que mandei vir do ebay... mas em setembro do ano passado o Lidl apareceu com uma maquina 3 em 1: tostadeira com dois tipos de placa e ainda as placas de waffles :) tudo isto por 20€!!!! Tive de comprar, óbvio ahahahahah principalmente porque a tostadeira cá de casa pifou e esta foi a oportunidade certa.
Sei que o Lidl teve ainda outra tostadeira do mesmo género da que comprei mas em tamanho maior, também por um preço superior, mas se tiverem na dúvida em comprar já vos adianto que a minha funciona na perfeição e se a família por aí for maior, é uma boa aposta comprar a tostadeira maior ;)
Depois da compra veio a demanda pela receita perfeita de waffles :) experimentei varias mas gostei mesmo muito de uma que vi num outro blogue, cuja massa dos waffles fica mais massuda e menos fofa (mesmo ao meu gosto ihihihih) e que vos deixo aqui o link:
http://figolampo.blogspot.pt/2010/04/waffles-de-canela-e-baunilha-e-uma-mao.html
A receita que fiz foi diferente, adaptada para ficar um pouco mais saudável já que levo estes waffles para o lanche (gosto tanto que como mesmo simples, torrando levemente numa torradeira ficam perfeitos).
Cá vai a receita que fiz:
370g de farinha com fermento
30g de farinha de linhaça (compro linhaça e trituro em casa)
50g de amido de milho
80g de açúcar mascavado (ou outro da sua preferência)
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de cardamomo em pó
100g de puré de maçã (fiz esta receita)
3 ovos
3 dl de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
Numa taça misturar todos os ingredientes até obter uma massa homogénea.
Aquecer a máquina de waffles, untar (usei óleo em spray) e cozinhar porções de massa.
Depois de feitos é atacar como mais gostarem ou podem congelar para terem sempre um miminho para o lanche (neste caso depois deixo descongelar e torro levemente, ficam muito bons).
Apreciem ;)