segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018
Empadas de Tofu e Milho
Cá estou de volta a mais uma receita para as Segundas Sem Carne, desta vez com umas belas empadas de tofu e milho que vão na marmita para o meu almoço :) juntamente com uma saladinha verde (daquelas com muitas folhas que se compram já lavadas e tudo!) e um belo Guacamole :)
Um deste dias deu-me para experimentar a massa de empadas da Bimby, e lá me saíram da cozinha estas belas empadas... foram mesmo uma boa ideia eheheheh
Bom, vamos lá à receita que fiz com a Bimby mas quem não a tem faz tudo igual num tacho ;)
Massa
1 receita de massa boa para empadas
Recheio
1ª parte
200g de tofu
2 dentes de alho
10g de azeite
1/2 colher de chá de sal
2ª parte
20g de azeite
100g cebola
3 pés de salsa
150g de milho
1 c. chá de sal
1 pitada de pimenta
1ª parte: para o copo da bimby desfaça o tofu com as mãos, misture o azeite, o sal e os alhos e misture 3seg./vel.5. Retire e deixe marinar 30 minutos.
2ª parte: no copo coloque o azeite, a cebola e a salsa, pique 5seg./vel.5 e refogue 5min./varoma/vel.1.
Adicione o tofu reservado, o milho, o sal e a pimenta e programe 5min./100ºC/inversa/vel. colher de pau.
Montagem
farinha qb para esticar a massa
ovo batido para pincelar
Estenda a massa numa superfície enfarinhada com o rolo de cozinha, corte círculos grandes (de acordo com as suas forminhas) para preencher a forma de empada e outro círculo mais pequeno para tapar a empada.
Coloque o círculo maior de massa dentro da forma e ajeite de forma a cobrir toda a forma, coloque recheio até meio da forma e tape com o círculo menor de massa, colando bem a massa toda (pressione a massa com os dedos para colar bem).
Repita o processo até terminar a massa ou o recheio.
Pincele as empadas com o ovo batido e leve ao forno a 175 ºC por uns 15 minutos (ou até as empadas estarem bem douradinhas).
Nota: podem também congelar as empadas e só pincelar com ovo noutra altura antes de as levarem ao forno. É uma ótima ideia para fazer quando se tem tempo e depois utilizar em dias com menos disponibilidade para cozinhar.
Apreciem ;)
domingo, 25 de fevereiro de 2018
Guacamole
Adoro abacate e até já tinha feito um paté/molho deste tipo mas há muito tempo atrás... na altura acho que não correu lá muito bem eheheheh mas desta vez assim que vi esta receita no blog Receitas e Truques da Clarinha decidi que esta seria a receita escolhida para participar no desafio mensal "A cozinhar com..." do grupo Cantinho das Cozinheiras :) E este mês foi o "A cozinhar com Bárbara Clara Brito":
Este mês estou de volta neste desafio, desde novembro que não conseguia participar!!!
Adorei o blogue da Bárbara, fiquei com mais umas receitinhas guardadas para experimentar... e algumas serão mesmo para breve porque fiquei com muita vontade de as fazer :) visitem o blogue dela e vejam com os vossos olhinhos as maravilhas que por lá há.
Podem ver a receita original da Bárbara aqui:
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/guacamole-minha-moda.html
Fiz umas pequenitas alterações no que toca a temperos (fiz ao gosto de cá de casa) e também só fiz metade da receita porque só tinha dois abacates - um de compra e outro da minha árvore que nasceu de um caroço, plantado por mim, e agora está a dar frutos!!! :)
Aqui vai a receita que fiz:
2 abacates maduros
1 tomate chucha pequeno
1/4 de cebola
1 dente de alho
sumo de meio limão (ou lima)
sal e pimenta preta moída a gosto
coentros picados qb (opcional)
Comece por colocar a polpa dos abacates numa taça e esmague bem com um garfo.
Regue com o sumo de limão e envolva bem para evitar a oxidação do abacate.
Pele o tomate e corte em pedacinhos pequenos, pique a cebola finamente e também o dente de alho (aqui usei mesmo o espremedor de alhos). Adicione tudo ao puré de abacate e envolva bem.
Tempere com sal e pimenta moída a gosto.
Adicione os coentros picados, envolva, prove e retifique os temperos se necessário.
Está pronto a servir :)
No meu caso usei este molho para acompanhar uma salada mas podem sempre servir com nachos, mesmo ao estilo mexicano ;)
Apreciem ;)
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018
Pavlova de Maracujá e Romã
Esta beldade fiz para levar de sobremesa num jantar em casa se uns amigos. Foi bem apreciada e devorada com gosto eheheheh
Este é um tipo de doce que faço para aproveitar as claras de ovos que tenho sempre de sobra, a cobertura vou variando de acordo com o tipo de fruta disponível na altura ;) desta vez foi a romã, que abundou este ano, e a polpa de maracujá que tinha também de sobra de uma lata que comprei para outro doce,.
Aqui no blogue já tenho mais duas receitas de pavlova que podem ver e, quem sabe, gostar mais ;)
Base da pavlova
4 claras de ovo (grandes - 5 a 6 se forem médias ou pequenas)
230g de açúcar
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de vinagre (a receita original pede 2 mas acho muito!)
Ligue o forno a 150 °C.
Na taça da batedeira coloque as claras e bata até estarem em espuma. Vá adicionando o açúcar aos poucos (em três vezes por exemplo) e deixe dissolver bem entre cada adição de açúcar.
Coloque a velocidade no mínimo e adicione o amido de milho e o vinagre. Deixe envolver bem.
Coloque a massa de suspiro num tabuleiro, sobre uma folha de papel vegetal, na forma de um círculo e leve ao forno por 1 hora (não abra o forno neste tempo!).
Desligue e deixe arrefecer completamente no interior do forno. Depois pode retirar com cuidado para o prato de servir.
Cobertura
1 pacote de natas (200ml - que devem estar pelo menos 24 horas no frigorífico)
2 colheres de sopa de açúcar em pó
sumo de limão qb
1/2 chávena de chá de polpa de maracujá
2 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de açúcar
Bagos de romã a gosto
Comece por juntar a polpa de maracujá com o açúcar e a água num tacho, leve ao lume para ferver e retire do lume e deixe arrefecer (este passo é só para apurar um pouco o sumo do maracujá ).
Na batedeira bata as natas até estares bem firmes, adicione uma gotas de limão quando começar a bater para ajudar no processo, e no fim adicione o açúcar em pó.
Disponha as natas em chantilly sobre o disco da pavlova já frio, verta o molho de maracujá e adicione os bagos de romã a gosto (coloquei bastantes!!!).
Leve ao frigorífico e sirva bem fresco :)
Apreciem ;)
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018
Rissóis de Frango
Por cá há sempre rissóis caseirinhos no congelador :) a semana passada fiz estes de frango e fiz também uns de camarão (podem ver a receita desses aqui). Aqui no blogue também há mais outras duas receitas de rissóis: de carne e de pizza (estes últimos são uma tentação!!!).
É bem verdade que dão trabalho a fazer (e muitas dores nas costas!) mas valem bem a pena pois nada têm a ver com os que se compram nos supermercados... ainda são um ótimo desenrasque para uma refeição rápida ;)
Aqui vai a receita deste belos rissóis de frango:
Massa
Recheio
1 dente de alho
1/2 cebola
1 folha de louro
400g de frango cozido desfiado
1/2 cebola
1 folha de louro
400g de frango cozido desfiado
leite qb
farinha sem fermento qb
Sal e pimenta moída a gosto (ou outros temperos a vosso gosto)
farinha sem fermento qb
Sal e pimenta moída a gosto (ou outros temperos a vosso gosto)
2 raminhos de salsa picada
Num tacho coloque o alho e a cebola picados finamente, acrescente a folha de louro e um fio de azeite e leve ao lume para refogar.
Quando a cebola estiver bem dourada, adicione o frango e deixe refogar mais uns minutos.Adicione depois 2 a 3 colheres de sopa de farinha e mexa.
Adicione leite, e mexa. Quando engrossar bem, adicione mais um pouco de leite. O objetivo é o molho ficar cremoso, nem muito líquido nem demasiado espesso senão vai parecer um pudim!!!
Deixe cozinhar um pouco, temperar com sal e pimenta.Veja se o molho está do seu agrado quanto à textura, se não estiver retifique com mais leite ou farinha.
Retire do lume, adicione a salsa picada e deixe arrefecer até estar completamente frio.
Montagem
Estique a massa sobre uma superfície enfarinhada, corte círculos de massa com mais ou menos uns 12 cm de diâmetro, coloque sobre o modelador de rissóis (uso um molde de plástico que comprei no modelo continente).
Numa metade da massa coloque uma colher de sopa de recheio de frango, feche o molde e pressione bem (para fazer os rissóis pode também usar um copo ou cortantes de bolachas ao seu gosto - eu gosto de usar este molde porque deixa os rissóis grandinhos e bem bonitos).
Coloque os rissóis prontos num tabuleiro enfarinhado.
Repita o processo até terminar os ingredientes, leve os rissóis ao congelador (das várias vezes que fiz notei que é mais fácil panar os rissóis quando estão congelados).
Para Panar
Farinha sem fermento qb
Leite qb
Pão ralado qb
Passe os rissóis pela farinha, depois mergulhe-os no leite e por fim passe-os pelo pão ralado.
Disponha no tabuleiro e volte a levar ao congelador por umas horas.
Depois de bem congelados pode fritar em óleo quente ou então colocar em sacos de congelação e guardar para alturas de festas ou então para quando não apetece cozinhar ou não se sabe o que fazer ;)
Repita o processo até terminar os ingredientes, leve os rissóis ao congelador (das várias vezes que fiz notei que é mais fácil panar os rissóis quando estão congelados).
Para Panar
Farinha sem fermento qb
Leite qb
Pão ralado qb
Passe os rissóis pela farinha, depois mergulhe-os no leite e por fim passe-os pelo pão ralado.
Disponha no tabuleiro e volte a levar ao congelador por umas horas.
Depois de bem congelados pode fritar em óleo quente ou então colocar em sacos de congelação e guardar para alturas de festas ou então para quando não apetece cozinhar ou não se sabe o que fazer ;)
Apreciem ;)
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018
Bolachas Húngaras (receita Bimby)
Olá a todos e todas :) estou de volta com a partilha de receitinhas e muito mais :) tenho andado desaparecida daqui por conta do trabalho e também porque atravessei uma fase de desmotivação em relação aqui ao blogue... no entanto, não passou uma semana que fosse que não pensasse neste meu cantinho, nas partilhas e nas pessoas que por aqui passam :) descobri que não posso mais viver sem este cantinho, deixou-me triste a ausência destes últimos 3 meses, por isso cá estou eu de volta :) não irei fazer partilhas de forma tão regular como antes porque o trabalho não permite, mas pelos menos uma receita por semana vai ter ehehehe
Bom, nada melhor que 'voltar' neste Dia de São Valentim ou Dia dos Namorados :) com uma ideia para poderem oferecer a quem mais amam e sem ir naquela cena do consumismo... completamente desnecessário!!!
A ideia que vos deixo é de umas bolachinhas húngaras, fáceis de fazer e uma delícia.
Esta receita vi no Mundo de Receitas Bimby, aqui vai o link:
https://www.mundodereceitasbimby.com.pt/bolos-e-biscoitos-receitas/bolachas-hungaras/8y5gtw5a-cc280-651027-cfcd2-tmmq6cu6
Mas quem não tiver bimby faz na mesma, só tem é de amassar tudo à mão numa taça ;)
Estas bolachinhas são conhecidas por terem metade cobertura de chocolate mas já sabem que se não gostam ou a pessoa a quem vão ofececer não gosta, não põem ;)
Bora lá à receita:
100g de açúcar (usei aromatizado com baunilha receita)
150g de margarina à temperatura ambiente
1 ovo (ou 2 gemas como diz a receita original)
20g de leite
1 pitada de sal
300g de farinha sem fermento
50g de farinha custard de baunilha (ou amido de milho se não tiverem a custard)
chocolate derretido a gosto para a cobertura (usei chocolate de leite e derreti no microondas)
Comece por pulverizar o açúcar 15 segundos na velocidade 9.
Junte os restantes ingredientes e misture 15 segundos na velocidade 5 e depois programe 2 minutos na velocidades espiga.
Retire a massa, estenda numa superfície enfarinhada e corte bolachinhas em formato de coração (ou outras a seu gosto).
Leve a cozer num tabuleiro forrado com papel vegetal por uns 10 minutos a 150 ºC.
Retire do forno, deixe arrefecer completamente e depois mergulhe as bolachinhas em chocolate derretido apenas até meio de cada bolacha. Coloque-as sobre papel vegetal e deixe o chocolate solidificar completamente.
Agora é só devorar ou oferecer com muito amor e carinho :)
Apreciem ;)