sexta-feira, 5 de junho de 2020

Pão de Ló com Natas e Morangos


Este bolo já foi feito em janeiro! Vejam lá ao tempo que anda aqui para ser partilhado ;) 
Foi o bolo de aniversário que fiz para a festa de um amigo. Para a massa do bolo usei a receita de pão de ló da bimby e que aqui já tinha partilhado, para o recheio usei natas e doce de frutos vermelhos e na decoração foi chantilly e morangos... simples, mas estava muito bom :) não tirei foto ao interior porque estava muita gente na festa e fiquei com vergonha de 'parem lá de partilhar as fatias do bolo que agora quero fotografar" ahahahah bem que podia ter fotografado a minha fatia, certo? Não fosse tão gulosa que nem me lembrei :)


Vamos lá à receita:

Bolo
9 ovos
350g de açúcar
250g de farinha 
1 colher de chá de fermento em pó

Ligue o forno a 180 ºC.
No copo da bimby coloque a borboleta, os ovos e o açúcar e programe 9 minutos, a 37 ºC e na velocidade 3 (na batedeira: é deixar bater os ovos com o açúcar em velocidade alta por uns 8 a 9 minutos)
Junte a farinha e o fermento em pó e misture 20 segundos na velocidade 3 (na batedeira faz na velocidade mínima ou então mistura com uma vara de arames à mão).
Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno por uns 30 minutos.
Verifique se o bolo está cozido através do teste do palito.
Desenforme e deixe arrefecer. Reserve

Recheio
250g de frutos vermelhos a gosto (frescos ou congelados)
125g de açúcar
2 pacotes de natas bem frescas (400 ml)
2 folhas de gelatina

Num tacho coloque os frutos vermelhos e o açúcar, leve ao lume brando mexendo até que a misturar se torne numa compota/geleia (normalmente demora uns 15 minutos).
Retire do lume e deixe arrefecer completamente.
Bata as natas em chantilly.
Quando as natas estiverem firmes junte o doce de frutos vermelhos e envolva bem.
Hidrate as folhas de gelatina num pouco de água fria, depois derreta uns 5 a 10 segundos no microondas (também o pode fazer no lume muito baixo).
Junte a gelatina derretida às natas com a compota, sempre com a batedeira a funcionar para envolver bem a gelatina e deixe bater por uns 2 minutos.
Corte o bolo ao meio, forre a forma que usou para fazer o bolo com película aderente (isto ajuda a prensar o bolo e a que o bolo não escorregue ao colocar o recheio - é uma técnica simples mas muito boa para montar bolos).
Coloque a metade do bolo dentro da forma, recheie com o creme preparado e cubra com a outra metade do bolo. Aperte bem para o bolo e ficar firme, cubra com mais película aderente (ou folha de alumínio) e leve ao frigorífico por umas 6 horas.

Cobertura
400g de morangos
200g de chocolate de culinário (ou outro a seu gosto)
1 pacote de natas bem frescas (200ml)
2 colheres de sopa de açúcar em pó
sumo de 1/2 limão
raspas de chocolate qb

Lave os morangos, seque-os bem e corte ao meio sem tirar o pé.
Parta o chocolate em pedaços e leve ao microondas para derreter, 30 segundos de cada vez mexendo bem entre cada intervalo, até o chocolate estar todo derretido (também o pode fazer em lume muito baixo, mexendo sempre para não queimar).
Mergulhe as metades de morango no chocolate derretido, coloque sobre um recipiente coberto com papel vegetal e leve ao frigorífico para endurecer.
Na batedeira coloque as natas com o sumo do limão, bata até obter chantilly firme. Adicione o açúcar e deixe bater mais uns 2 a 3 minutos.
Retire o bolo do frigorífico, desenforme para o prato de servir e barre o bolo com o chantilly - fiz de forma mesmo tosca sem grandes alisamentos.
Polvilhe todo o bolo e laterais com raspas de chocolate (ou chocolate granulado) e decore com as metades de morango cobertas de chocolate.
Leve ao frigorífico até ao momento de servir.


Apreciem ;) sigam aqui o blogue, deixem gosto na página de facebook, sigam também no instagram :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)