segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Hambúrgueres de Lentilhas


Feliz Dia de São Martinho :) não se esqueçam de fazer castanhas assadas e provar o vinho :)
Este ano estou colocada numa escola bem mais perto de casa, sou de Olhão e estou a trabalhar em Faro... em apenas 15 minutos estou no trabalho :) o ano passado eram 2 horas de viagem só para chegar ao trabalho!!! 
Num dia que tive reuniões e fiquei a almoçar na escola, conheci uma colega, e conversa para aqui conversa para ali, descobrimos que ambas temos blogs de receitas :) adoro estas coisas :) fomos logo conhecer o blogue uma da outra. O blogue da minha colega chama-se A caixinha da mãe.
Nesse dia a minha colega tinha levado umas hambúrgueres de lentilhas e algas... ora eu adoro este tipo de comida e fui logo à procura da sua receita. Segui a receita mas fui fazendo uma ou outra alteração. Podem ver a receita original aqui: 
Não usei algas porque não tinha, usei mais lentilhas, mais pão ralado e temperos a meu gosto.
Entretanto já fiz a receita novamente mas com algas, mesmo sabendo que estas são importantes e fazem falta (no meu caso por causa do iodo que ajuda a minha tiróide) prefiro a versão sem algas. Mas fica a vosso gosto ;) 

Vamos lá à receita que rende 7 hambúrgueres grandes:

1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite qb
sal qb
2 cm de gengibre picadinho
500g de lentilhas cozidas e bem escorridas
10 colheres de sopa de pão ralado
1 ovo
pimenta preta moída a gosto
tomilho fresco, cebolinho fresco e salsa fresca picados a gosto

Num tacho coloque a cebola bem picadinha, os alhos bem picadinhos (ou em puré), adicione a folha de louro e coloque um fio generoso de azeite.
Leve ao lume para refogar.
Quando a cebola estiver já douradinha junte um pouco de sal e o gengibre e deixe fritar por uns 2 a 3 minutos.
Retire do lume e junte as lentilhas cozidas.
Esmague tudo muito bem o esmagador de batatas (daquele manual de fazer puré).
Junte o pão ralado, o ovo e os temperos. Envolva tudo muito bem (se for preciso junte mais pão ralado para a massa ficar moldável e fácil de manusear - depende sempre do tamanho do ovo e se as lentilhas têm muito água e não foram bem escorridas).
Divida a massa em sete porções e molde hambúrgueres à mão ou usando um molde próprio (comprei numa loja de chineses um molde para hambúrgueres em plástico).
Pode agora levar as hambúrgueres a cozinhar num tabuleiro no forno ou levar a grelhar (sem gordura) num frigideira - fiz desta última forma.
Podem congelar os hambúrgueres restantes, para usarem é só deixarem descongelar e grelhar.


Apreciem ;)
Sigam aqui blogue, deixem o vosso gosto na página de facebook e sigam também pelo instagram :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)