segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Iogurtes Aromatizados com Limão, Gengibre e Mel (com gelatina e sem leite em pó)


Fiz estes belos e simples iogurtes para experimentar a fazer iogurtes aromatizados (de forma mais natural) em casa. Correu muito bem, o gosto não ficou muito forte e sentia-se mais o limão que o gengibre mas gostámos muito do resultado cá por casa :) só gostava é de avisar que este tipo de iogurte cria soro devido à presença de limão e gengibre... é normal caso isso acontecer quando acrescentamos ingredientes com água na sua composição aos iogurtes ;) 

Fiz estes iogurtes na bimby e depois na iogurteira, usei gelatina para ficarem mais rijos... no entanto, podem fazer sem bimby e sem iogurteira (deixo as indicações na receita) e até podem substituir a gelatina por leite em pó (cerca de 50g de leite em pó é o que se usar neste tipo de receitas).
Podem também reduzir ou aumentar as quantidades dos aromas, por exemplo os iogurtes não ficaram muito doces e podem colocar mais mel se forem mais gulosos :) 


Vamos lá à receita que rendeu 6 copinhos de iogurte de cerca de 150g cada:

4 folhas de gelatina (uso das grandes)
raspa amarelo de meio limão (o chamado vridrado, tiro com o descascador de batatas/cenouras)
1 a 2 cm de gengibre fresco sem pele
50g de mel
800 ml de leite à temperatura ambiente
1 iogurte natural à temperatura ambiente (receita)

Com bimby e iogurteira:
Comece por colocar as folhas de gelatina em água fria para hidratarem. Depois de bem hidratadas, escorra bem a água, coloque um pouco de leite (uns 50 ml mais ou menos) e leve ao microondas por uns 5 a 10 segundos para derreterem. Reserve
No copo da bimby coloque as cascas de limão e o gengibre, pique 10 segundos na velocidade 7. Baixe o que ficou nas paredes do copo com uma espátula e pique novamente.
Acrescente os restantes ingredientes e programe 5 minutos, a 50 ºC e na velocidade 4.
Coe o preparado para os copos da iogurteira (costumo colocar os copo com tampa na iogurteira, mas acho que se colocarem sem tampa também não há problema - penso que cria menos soro) e deixe fermentar por 12 horas (10 horas se o tempo estiver muito quente).
Retire da iogurteira e leve ao frigorífico por 2 horas antes de consumir.

Sem bimby e sem iogurteira:
Comece por colocar as folhas de gelatina em água fria para hidratarem. Depois de bem hidratadas, escorra bem a água, coloque um pouco de leite (uns 50 ml mais ou menos) e leve ao microondas por uns 5 a 10 segundos para derreterem. Reserve
Num tacho/fervedor coloque as cascas de limão e o gengibre bem ralados.
Acrescente os restantes ingredientes e leve ao lume brando por uns 5 minutos mexendo de vez em quando (o leite não pode ferver, é só até conseguirmos colocar o dedo na mistura sem nos queimarmos).
Coe o preparado para frascos de vidro esterilizados, tape e coloque dentro de um saco térmico e depois embrulhado numa mantinha. Deixe num local quentinho da casa (quando não usava iogurteira, cobria muito bem e depois colocava no forno desligado) por 12 horas (10 horas se o tempo estiver muito quente).
Retire da iogurteira e leve ao frigorífico por 2 horas antes de consumir.


Apreciem ;)
Sigam aqui o blogue, deixem o vosso gosto na página de facebook (há passatempo a decorrer por lá!) e sigam também no instagram :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)