terça-feira, 20 de agosto de 2019

Broa de Milho e Mandioca com Passas - sem glúten e de fermentação natural


Ontem partilhei convosco a forma de fazer fermento natural para pão sem glúten (resulta igual para farinhas com glúten, mas em breve partilho a minha experiência com farinha de trigo), e prometi que hoje partilhava o pão que fiz com esse mesmo fermento :) ora aqui está, fiz broa sem glúten e ficou uma maravilha :)
Esta receita rendeu duas broas de tamanho médio, podem fazer apenas uma bem grande se assim desejarem (só acho que uma só broa fica demasiado grande e depois não dou conta do recado sozinha e a broa fica seca... assim fiz duas mais pequenas, congelei uma e fui comendo a outra).

Vamos lá à receita que fiz:

cerca de 500 ml de chá de erva doce morno (podem usar apenas água morna)
200g de farinha de milho branco (podem usar da amarela)
200g de farinha de mandioca
100g de polvilho doce
100g de polvilho azedo
1 receita de fermento natural para pão sem glúten (receita)
100g de passas (sem grainhas de preferência)
sal qb

Comece por preparar o chá de erva doce: coloque água ao lume com sementes de erva doce e deixe levantar fervura. Depois deixe arrefecer até estar bem morno (isto é opcional - nós gostamos muito de erva doce e por isso fazemos assim o pão, mas podem usar apenas água morna).
Numa taça coloque as farinhas, junte o fermento natural e adicione um pouco de chá. Vá misturando com as mãos.
Adicione o sal e as passas e junte bem na massa, vá juntando água aos poucos e amassando até obter uma massa que se descole das mãos mas que não esteja demasiado seca ou mole (por isso coloquei lá em cima cerca de 500 ml de chá - pode ser um pouco menos ou pode ser um pouco mais).
Tape a massa e deixe levedar entre 6 a 8 horas (é uma fermentação lenta! - o tempo de fermentação também depende se o tempo está frio ou quente).
Coloque a massa numa superfície enfarinhada (usei farinha de milho branca), divida a massa em duas partes e molde duas bolas.
Coloque num tabuleiro enfarinhado e leve ao forno pré-aquecido a cerca de 170 ºC (não convém ser muito forte para não queimar logo o pão) até o pão estar cozido, neste caso como são broas a superfície vai estalar e vai ficar douradinha.
Depois retire do forno e delicie-se... com uma bela manteiga é top :)


Apreciem;)
Sigam aqui o blog, deixem o vosso gosto na página de facebook e sigam também através do instagram :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)