quinta-feira, 13 de junho de 2019

Salame de Chocolate


Mais uma receitinha super simples :) esta agrada a quase todos, pequenos e grandes :) já tinha partilhado aqui no blogue uma receita de salame de chocolate mas era feito na bimby e tinha de ser enformado (é daqueles que se faz a quente e depois fica mole e vai ao frio para endurecer). 
Esta receita que partilho hoje veio do caderninho de receitas da minha mãe, era a receita que ela fazia nas minhas festas de aniversário <3 a única alteração que fiz é que uso o açúcar triturado (não gosto de sentir os grãos de açúcar) e troquei uma parte do chocolate em pó por cacau... fica uma delícia ;)
Fiz este salame para mimar os meus alunos na nossa última aula ontem, bem que mereceram ;) 

Vamos lá à receita (rende cerca de 14 fatias):

200g de bolacha maria
100g de manteiga à temperatura ambiente
1 ovo à temperatura ambiente
100g de açúcar (triturado para ficar em pó - é opcional fazer este passo)
75g de chocolate em pó
25g de cacau em pó (uso o do Lidl, é bem escuro)
folha de alumínio qb para enrolar o salame

Numa taça grande coloque as bolachas maria partidas e esmague com a ajuda de um copo (podem partir também à mão mas esmagar ajuda e é mais rápido) - atenção não é para deixar as bolachas em farinha, tem de ter pedaços com 1 a 2 cm. Reserve.
Numa taça coloque a manteiga, o ovo e o açúcar e mexa tudo até envolver bem e dissolver o açúcar (pode ser à mão mesmo - é como faço - ou podem usar uma vara de arames ou até a batedeira).
Adicionar o chocolate em pó e o cacau e envolver bem.
Juntar as bolachas em pedaços e à mão misturar tudo.
Colocar a massa obtida sobre um pedaço grande de folha de alumínio (podem polvilhar com açúcar se assim gostarem e entenderem - não o faço porque não gosto de trincar os grãos e açúcar), dê o formato de um rolo ao salame, feche a folha de alumínio em volta e role o salame sobre a bancada para ficar bem redondo e com tamanho e altura uniformes.
Leve ao frigorífico entre 1 a 2 horas.
Com uma faca bem afiada corte em fatias e sirva :)


Apreciem ;)
Sigam aqui o blogue e deixem o vosso gosto na página de facebook :) já falta tão pouco para os 5000!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)