sexta-feira, 8 de março de 2019

Delícia Merengada de Maçã e Leite Creme


Aqui está um doce que fiz à algum tempo e anda aqui para ser partilhado! Este é o famoso doce 1 da mãe da Cristina Ferreira :) na altura vi a Cristina fazer no programa, achei simples e só precisava de comprar as maças reinetas (se bem que podem fazer com as maçãs que quiserem). Decidi alterar um pouco a receita não usando leite creme de pacote como refere na receita original que podem ver aqui: https://dailycristina.com/receita-o-doce-da-cristina/ Fiz antes a receita de leite creme da bimby que acho muito boa mas fiz mesmo no fogão (os meus pais compraram no final do ano passado um fogão a lenha e temos usado muito, por isso acabo por fazer as receitas por lá e não gasto nem eletricidade nem gás... as coisas ficam mais tostadinhas no forno, porque é difícil de controlar o calor, mas ficam muito melhores eheheh).
Este doce é muito simples, tem três camadas diferentes e é muito saboroso. Façam!!! :)

Vamos lá à receita (fiz apenas metade do que está aqui indicado para não ter doce a mais em casa, esta receita rende um pirex grande):

7 maçãs reinetas maduras
4 colheres de sopa de açúcar amarelo
canela em pó a gosto
1 l de leite à temperatura ambiente (usei magro)
6 gemas de ovo200g de açúcar 
50g de amido de milho1 casquinha de limão

6 claras de ovo
6 colheres de sopa de açúcar

1ª camada: descasque as maçãs, corte-as em quatro e disponha num pirex. Polvilhe com o açúcar amarelo e com canela a gosto. Leve ao forno a 180 ºC por uns 30 minutos (podem ser necessário mais tempo se as maçãs estiverem um pouco mais verdes).
2ª camada: num tacho coloque o leite, as gemas de ovo peneiradas, o açúcar, amido de milho e as casquinha de limão. Envolva tudo muito bem e leve ao lume médio mexendo sempre até o creme engrossar e ficar tipo um pudim (demora uns 15/20 minutos ao lume).
Retire o pirex com as maçãs do forno, esmague-as com um garfo e verta o leite creme sobre o puré de maça.
Reserve.
3ª camada: bata as claras até estarem em espuma, vá adicionando o açúcar colher a colher e continue a bater até obter um merengue firme.
Coloque colheradas do merengue sobre o leite creme de forma a cobrir toda a superfície do creme.
Leve ao forno a 180 ºC por uns 15 minutos para o merengue ficar dourado.
Polvilhe com canela em pó (opcional) antes de servir.


Apreciem ;) e passem pela página de facebook do blog :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)