segunda-feira, 4 de março de 2019

Chiacchiere - Doce Italiano Típico de Carnaval


Mais uma receitinha que vem de um desafio do grupo Cantinho das Cozinheiras "Desafio em Volta do Mundo" :) desta vez tínhamos de fazer um doce italiano típico de Carnaval e a Telma (administradora do grupo) deu-nos quatro doces à escolha. Podíamos fazer os quatro mas escolhi apenas um. 
Este que escolhi faz lembrar as filhós típicas do Natal mas fiz assim em fitinhas e torcidas a fazer lembrar serpentinas :) ficaram bastante estaladiças e são bem gulosas. Fiz apenas metade da receita aqui indicada por achar que ia render muito e não me enganei!


Podem ver a receita original que usei como inspiração aqui (até podem ir lá ver as imagens e um vídeo caso tenham dúvida de como se deve tratar a massa para obter estas fitinhas torcidas): 


Vamos lá então à receita que fiz:

4 + 1/2 chávena de chá de farinha (usei sem fermento e do tipo 65)
1 colher de chá de fermento em pó
110g de manteiga derretida 
3/4 de chávenas de chá de vinho branco
1/4 de cálice de whisky (ou outra bebida ao vosso gosto)
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de essência de baunilha (uso esta)
2 ovos
óleo qb para fritar
açúcar em pó para polvilhar

Comece por peneirar a farinha com o fermento e reserve.
Numa taça coloque a manteiga, o vinho branco, whisky, essência de baunilha, açúcar e ovos e bata com a vara de arames só até obter uma mistura homogénea.
Adicione a farinha peneirada e envolva e amasse com as mãos até conseguir forma uma bola. A massa vai estar um pouco pegajosa, é mesmo assim e evite colocar mais farinha para ajudar a amassar pois pode tornar a massa demasiado seca.
Tape a massa e leve ao frigorífico por pelo menos 30 minutos para ajudar a massa a ganhar consistência e ser mais fácil de esticar.
Numa superfície enfarinhada estique porções de massa com o rolo de massa e corte pequenos retângulos com um carrinho de cortar massa. Faça um corte ao meio de cada retângulo e enfie uma ponta da massa por aí para fazer uma espécie de torcido.
Frite os retângulos em óleo a temperatura média (cerca de 170 ºC e não mais) até estarem bem douradinhos.
Escorra sobre papel absorvente, coloque numa travessa de servir e polvilhe com açúcar em pó a gosto.


Apreciem ;) e passem pela página de facebook do blog :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)