quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Génoise (Bolo Tipo Pão-de-ló)


Para quem segue o blog no facebook (se não segue, passe por lá e deixe o seu gosto) viu que coloquei umas fotos de umas teleculinárias antigas da minha mãe, daquelas do Chefe Silva (desde 1986 a 1996)... estive uns dias de férias (forçadas!) e andei a dar voltas a umas coisas, re-descobri uma série de revistas antigas e estou encantada :) tenho uma lista enorme de receitas para experimentar, todas têm muito bom aspeto e parecem ser, na sua maioria, simples de se fazer. 
Este bolo foi a primeira receita que pus em ação :) é das revista teleculinária nº 563 de 1989. Génoise é um bolo simples, tipo massa de pão-de-ló mas leva um pouco de manteiga, dando-lhe um toque ainda mais guloso.


Vamos lá à receita que rende um bolo pequeno:

60g de manteiga
4 ovos
125g de açúcar em pó (usem o normal e triturem numa picadora ou robot de cozinha)
125g de farinha (uso sempre a Branca de Neve com fermento em bolos)

Coloque a manteiga num tachinho e derreta em lume baixo. Reserve para arrefecer um pouco.
Ligue o forno a 180 ºC.
Bata os ovos com o açúcar até obter uma massa fofa e esbranquiçada.
Junte a farinha e envolva sem bater, adicione depois a manteiga e envolva bem mas sem bater.
Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada e leve a cozer por uns 35 a 40 minutos (verifique se está cozido com o teste do palito).
Retire do forno, deixe repousar uns 5 minutos e depois desenforme e devore :)


Apreciem ;)

4 comentários:

  1. Olá também tenho algumas e acho que tenho lá esse também.... mas ainda não fiz :(
    bjinho


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) estou a adorar ver estas revistas - a minha mãe tem desde 1983, não todas mas muitas... tens mais antigas? Sei que começaram em 1976 e gostava de ver algumas ;)
      Tenho estado a fazer algumas receitas, para já tudo bom e a sair em breve por aqui :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Deu vontade de comer uma fatia!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mary, ficou baixinho e é muito simples mas é guloso eheheh :)
      Beijinho

      Eliminar

Olá :) muito obrigada pela visita :)
Torne-se seguidor do blog :)